Como escolher a máquina de lavar correta?
Um dos eletrodomésticos mais indispensáveis para o dia a dia com toda a certeza é a máquina de lavar, afinal, ela facilita na hora de fazer as tarefas de casa e ninguém merece lavar as roupas na mão.
Pode parecer simples, mas escolher uma lavadora de roupas é uma tarefa delicada, deve-se escolher o produto certo que atende à todas as suas necessidades. Há diversas variações de produtos, tem que se atentar ao modelo, a capacidade, tamanho, consumo de energia, programas, tipos de abertura, painéis, controles e por aí vai. Escolher a máquina certa, de acordo com a realidade da sua família, além de fazer diferença na sua rotina, também é uma atitude sustentável!
Como escolher a máquina de lavar correta
Confira as dicas para escolher a sua máquina de lavar roupa ideal:
Tipos de máquina
No mercado existem basicamente dois tipos de lavadoras de roupas, as com eixo vertical, que são aquelas com abertura na parte de cima, bem comuns no Brasil; e as horizontais com abertura na frente que são mais comuns em lavanderias, como as dos Estados Unidos.
A maior vantagem das lavadoras com eixo vertical é que elas possibilitam abrir a lavadora em qualquer momento do ciclo de lavagem, o que facilita caso alguma roupa precise ser incluída durante o processo de lavagem.
Já nas máquinas com eixo horizontal não é possível interromper o ciclo de lavagem, além de que alguns modelos também necessitam de um espaço um pouco maior para abrir e fechar a porta. A maior vantagem deste tipo de lavadora é que boa parte dos modelos já contém secadora de roupas em seu sistema.
Capacidade de armazenamento
Outro ponto fundamental de se observar antes de escolher a maquina de lavar roupas é a capacidade. É possível encontrar lavadoras que armazenam de 5 kg a 12 kg. É ideal observar a sua necessidade na hora de escolher o produto, por exemplo, para uma pessoa que mora sozinha uma máquina com capacidade mínima já suficiente, mas saiba que não será possível lavar grandes cobertores nela. Já para as famílias numerosas é sempre bom investir em lavadoras maiores.
Não esqueça de se atentar ao espaço que tem disponível para colocar a lavadora, não adianta comprar uma máquina grande se mora em um apartamento pequeno e não tem espaço para colocá-la.
Diferentes sistemas
Há diversos tipos de modelos de lavadoras, as simples que contém o ciclo de lavagem com centrifuga, as com sistema de secadora de roupa e as com água aquecida. Mais uma vez é a necessidade que deve ser levada em conta.
Para quem mora em apartamento e não tem muito espaço para colocar as roupas para quarar, é importante pensar em um modelo que tenha a centrifugação ou já venha com secadora acoplada.
As máquinas que tem sistema de aquecimento de água são ideais para quem tem roupas mais sujas, como uniformes de trabalho, por exemplo, a água quente facilita na remoção da sujeira e da gordura, além de ajudar a matar germes e bactérias.
Consumo de energia
Não esqueça de olhar a Etiqueta Nacional de Conservação (ENCE) que fica colada no eletrodoméstico ou verificar qual a classificação de consumo de energia que fica na descrição do produto, nos sites de venda. Este é um ponto bem importante porque essa classificação indica a quantidade de energia que aquele produto costuma gastar. As faixas vão do nível A ao E, onde A são as mais econômicas e a E menos.
É claro que a etiqueta ajuda na hora de economizar com a conta de luz, mas é importante sempre otimizar a capacidade da máquina com a quantidade de roupas lavadas, evite lavar poucas peças, é bom deixar juntar um pouco mais de roupas, assim não desperdiça energia, água e nem sabão.