Como escolher uma boa impressora
Ter uma impressora disponível em nossas casas é ótimo quando você precisa imprimir algum documento com urgência, não é verdade?
Quando se trata de impressoras, há várias opções para aqueles que precisam de equipamentos para uso doméstico ou de escritório. Saber o que procurar quando estiver fazendo compras o ajudará a tomar a melhor decisão.
Por exemplo, se você quer manter um escritório em casa ou precisar manter suas despesas baixas, saber escolher a impressora certa pode realmente economizar seu dinheiro.
Cada impressora tem suas vantagens e desvantagens, por isso, você precisa entender qual é o seu perfil de usuário.
A opção mais barata do mercado é o jato de tinta com dois cartuchos (cor e preto).
Como você verá neste artigo, estas impressoras geralmente só são boas para imprimir documentos simples como etiquetas ou recibos. Se você precisa de funcionalidades além e com maior qualidade, você precisa de uma impressora a laser. Uma impressora a laser lhe dará texto nítido e excelentes gráficos.
Mas não se preocupe: neste artigo, vamos falar sobre cada tipo de impressora e te ajudar na melhor decisão.
Tipos de impressora
Existem três principais tipos de impressoras. Vamos aprender qual deles é o ideal para você.
Impressora jato de tinta
Mais comum para os usos residenciais, as impressoras que usam cartucho de tinta são equipamentos mais baratos. Nelas, é possível imprimir documentos e fotos. Podemos afirmar que o seu maior diferencial entre as outras impressoras é o seu preço.
As impressoras que utilizam cartuchos de tinta tem um custo mais baixo do que as impressoras a laser. Se você não possui uma demanda alta, e não ter necessidade de um alto volume de impressão, então a impressora jato de tinta é a ideal para você.
Impressora a laser
Se você pretende imprimir em grandes quantidades, considere uma impressora a laser colorida ao invés de uma impressora a jato de tinta.
As impressoras a laser são muito mais caras que as jato de tinta, mas produzem resultados superiores e duram muito mais tempo. Elas também precisam de menos manutenção.
Elas são recomendadas para quem tem um alto volume de impressão, por exemplo, uma gráfica em São Paulo.
Tanque de tinta
As impressoras com tanque de tinta são, assim como as de jato de tinta, de uso doméstico.
Uma impressora a jato de tinta é um ótimo equipamento para um escritório em casa, para uso escolar ou para uso pessoal. É muito de baixo custo, produz grande qualidade e é extremamente fácil de usar.
A diferença é que, neste caso, a tinta é acoplada dentro da própria impressora, em um compartimento reservado: o tanque de tinta.
Embora tenham um custo inicial maior, seu tamanho maior lhes permite usar mais tinta, o que os torna mais duráveis do que um rolo padrão.
Conectividade
Atualmente, a conexão mais fácil de se fazer com a impressora é via USB ou Wi-Fi. Se você pretende usar um desktop, sem dúvida, a conexão USB é o suficiente pra você.
No entanto, se você utilizar dispositivos móveis como celular ou até mesmo utilizar um notebook em diversos locais diferentes, o ideal é utilizar uma uma impressora que tenha um recurso de se conectar a um roteador sem fio.
Compatibilidade
A maioria dos equipamentos à venda funciona no ambiente Windows. Muitas vezes, é mais fácil comprar equipamentos compatíveis com Windows do que comprar equipamentos compatíveis com Linux ou Mac OS X.
Normalmente, a empresa incluem um DVD com os drivers necessários para que o computador trabalhe neste sistema operacional ou disponibiliza um endereço eletrônico para que se possa ser baixado.
Se você estiver usando um sistema operacional não-Microsoft como MAC ou Linux, certifique-se de que antes que a impressora é compatível com seu sistema operacional.
Marcas e preços
Atualmente, o mercado de impressoras possui diversas marcas como Canon, HP, Epson, Samsung, Xerox, e Lexmark.
Um ponto que você precisa levar em consideração é a assistência técnica e suprimentos como cartuchos e acessórios como papéis especiais fáceis de encontrar.
Há muitas variáveis a serem consideradas ao comprar uma impressora, e o preço é certamente uma delas.
Se você tem necessidade de certas características, como uma impressora multifuncional, você pode descobrir que pagar um pouco mais por essas características faz sentido para você.
Conclusão
Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre como escolher uma boa impressora.
De fato, existem muitas variáveis que são importantes de serem consideradas antes de comprar uma boa impressora.
Tem alguma dica diferente da nossa? Aproveite e compartilhe conosco através do formulário de contato