Como faço para internar um químico dependente?

Quando um dependente químico se recusa a começar o tratamento, qual a melhor forma de resolver isso?

O problema da dependência química afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a dependência é caracterizada como doença, e possui características que podem gerar dúvidas entre os familiares que possuem um dependente químico em seu meio.

Muitas das vezes, o paciente está tão doente que recusa o tratamento. Com isso, sua situação acaba se tornando ainda mais grave. Existem locais que disponibilizam esses tratamentos, um deles é o Núcleo Viver Sóbrio – Clínica de Reabilitação.

Quando o paciente se recusa, é comum até que a família desista de interná-lo. Caso você esteja passando por uma situação parecida, continue lendo este artigo para entender como faço para internar um químico dependente. Veja a seguir:

O que significa uma internação compulsória?

como internar dependente quimico

Internar um dependente químico de forma compulsória é fazê-lo contra a sua vontade. Muitas pessoas que não entendem sobre o assunto, afirmam que essa não é a melhor forma de tratar o paciente.

Com isso, elas afirmam que o primeiro passo para que haja uma recuperação, é a vontade de se curar.

Mas, é preciso analisar com muito cuidado a situação como um todo, e entender como funciona a problemática que envolve o doente.

O que é dependência química?

A dependência química é uma doença incurável, progressiva e fatal. Entender e identificar quais são as características de uma dependência química é essencial para saber a melhor maneira de tratar o doente.

A doença é progressiva porque ela evolui dentro do próprio paciente. Quando analisamos o histórico do dependente químico, percebemos que os vícios começaram com o uso de drogas mais “leves”, como o cigarro e o álcool, e depois de um tempo, foram evoluindo para drogas mais “pesadas”, como cocaína e crack.

É uma doença incurável porque, quando uma pessoa é dependente químico, ela é dependente químico pra sempre. Essa doença não tem cura, somente tratamento.

Com isso, quem possui essa doença precisa se manter sempre vigilante para que não haja recaída durante o tratamento e principalmente depois dele.

A dependência química é fatal porque quando o tratamento não é iniciado, o paciente pode ser levado à morte de diversas maneiras.

Seja por doenças que aparecem por conta da dependência, por overdose, pneumonia, hepatite e até mesmo pela criminalidade que pode ser aflorada a partir da disseminação desse vício.

Além disso, pode-se afirmar que a dependência química é uma doença biopsicossocial, onde afeta todas as áreas do paciente.

Ela pode afetar tanto o corpo em si, quanto a mente e o convívio social. A dependência química afeta o relacionamento do paciente com outras pessoas.

Existe uma cultura preconceituosa a respeito dos dependentes químicos. Eles não são perigosos, mas são pessoas que precisam de ajuda.

Como faço para internar um químico dependente?

Para conseguir internar um dependente químico, mesmo que de forma compulsória, pode ser que precise de ação judicial. Esse tipo de internação compulsória está prevista sob a Lei Federal de nº 10.216/2001 da Psiquiatria.

Com isso, é preciso que você procure por um médico para que o pedido seja realizado juntamente ao Ministério Público.

Nessa lei, também podemos contar com a determinação de que o local onde foi realizado o pedido para a internação, possui um prazo de 72 horas para informar ao Ministério Público sobre seus principais motivos e sobre a internação em si.

Dessa maneira, é possível internar um dependente químico sem a sua vontade, de forma compulsória. Em situações como essa, entende-se que o paciente oferece risco à própria vida, e com isso, deve ser internado, dependendo da situação do seu vício.

Cabe a família e ao Estado intervir da melhor maneira para que isso aconteça.

No caso da internação por vontade própria do paciente, é preciso apenas procurar por uma clínica de reabilitação para que esse tratamento seja iniciado.

Existem diversas clínicas responsáveis, com profissionais capacitados para oferecer o melhor tratamento para o seu familiar ou conhecido.

Pesquise a respeito das melhores clínicas e como fazer para internar um químico dependente, invistindo no melhor tratamento, para ter a certeza de que o seu familiar está sendo bem cuidado.

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *