Como fazer a substituição da sua iluminação para lâmpadas de LED
As lâmpadas incandescentes não são mais comercializadas no Brasil. E o destino das fluorescentes pode ser o mesmo daqui a alguns anos.
Uma dica para substituir esses antigos modelos é optar pelas lâmpadas LED bulbo. Com maior durabilidade de uso, esse tipo de iluminação é ideal para quem busca eficiência e ainda economizar na conta de luz.
As lâmpadas de LED possuem design mais moderno, mas ao mesmo tempo, seu formato lembra bastante o da incandescente. Apesar de a semelhança na aparência, em relação à eficiência energética, a lâmpada LED bulbo possui qualidade muito superior.
Como acertar na potência das lâmpadas LED
Embora a grande diferença de potência seja uma das vantagens das lâmpadas de LED, muitas pessoas ficam confusas na hora da compra. Isso porque estão acostumadas a se guiar pelo número de Watts anunciados na embalagem.
Confira algumas dicas para escolher as lâmpadas através da capacidade luminosa.
Equivalência de potência das lâmpadas LED
Para acertar na escolha, é bom sempre ter em mente as seguintes proporções:
1 Watt da lâmpada LED é o mesmo que 10 Watts das lâmpadas halógenas, dicróicas e incandescentes. Já as lâmpadas fluorescentes equivalem 2,5 watts.
Na prática, uma lâmpada LED bulbo de 6 Watts é capaz de substituir muito bem uma fluorescente de 12 Watts ou uma incandescente de 40 Watts.
Já o modelo LED bulbo de 12 Watts é equivalente, em termos de potência, a uma incandescente de 100 Watts e a uma fluorescente de 26W.
Há também uma opção intermediária que é a LED bulbo de 8W. Esse modelo é compatível, em termos de iluminação, com a incandescente de 75W e fluorescente de 15W.
Luz fria ou quente?
Além da potência, outro item que é necessário avaliar na hora de comprar a lâmpada LED bulbo, é o tipo de iluminação desejada.
- Luz fria: Os modelos que emitem luz fria, por exemplo, são excelentes para locais em que a concentração é necessária. Ou seja, são perfeitas para escritórios, bibliotecas e salas de estudo por oferecer mais conforto visual.
- Luz quente: Os modelos que emitem luz quente transmitem uma sensação de aconchego. Por isso são mais recomendados para quartos e salas de estar.
Instalar LED bulbo é bem fácil
Como instalar as lâmpadas LED bulbo? Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem. Por ser um modelo mais moderno, quem nunca o experimentou, pode pensar que vai dar trabalho. Mas na realidade, o procedimento não é nada trabalhoso.
Vale lembrar que a voltagem da LED é a mesma que você utiliza para as lâmpadas convencionais. Mas o mercado também oferece modelos bivolts.
A lâmpada LED bulbo, por exemplo, possui o design bem parecido com o das lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Por esse motivo, é possível utilizar o mesmo bocal do tipo rosca.
Mas, antes da substituição, certifique-se de que o conector seja do modelo E27. É o tipo mais comum por ser utilizado também em lâmpadas fluorescentes.
Se for instalar a suas lâmpadas LED em algum lustre ou luminária, a dica é sempre consultar antes o manual. Dessa forma, não há riscos de errar durante a instalação.