BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como fazer meu dinheiro render mais do que a Poupança?

Quando pensamos em investimento seguro, logo vem a cabeça a poupança. Muitas pessoas fazem isso e julgam ser a melhor opção, mas será que é mesmo?

Nesse post você aprenderá cinco tipos de investimentos mais vantajosos do que a velha Caderneta de Poupança. Portanto, separe o caderninho para anotar todas as dicas!

Investir dinheiro nos parece algo difícil, na maioria das vezes, por isso algumas pessoas tem medo e evitam gastar seu tempo com isso. Quando investem, optam pela poupança por ser teoricamente mais acessível e segura. Porém, como dito anteriormente, existem outras aplicações financeiras mais interessantes do ponto de vista da rentabilidade oferecida, a saber:

 

  • Tesouro Selic

investimentos

É um titulo publico negociado por meio da plataforma de negociação do Tesouro Direto e o investidor tem a sua rentabilidade dada pelas variações da taxa básica de juros da economia brasileiro: a Taxa Selic.

 

Como o emissor dos títulos é o governo federal do Brasil, o risco do crédito ser desonrado é muito baixo. Outra vantagem é que todos os títulos públicos são considerados os investimentos mais democráticos do mercado, pois o investidor que aplicar 100 reais tem a garantia de receber a mesma rentabilidade que o investidor que aplicar 100 mil reais, por exemplo.

 

 

O CDB é um investimento parecido com o Tesouro Direto, já que a pessoa empresta dinheiro ao banco e recebe uma remuneração em troca.

 

O mais comum é que os CDBs sejam pós-fixados e atrelados ao CDI, o que significa que eles pagam ao investidor certo percentual dessa taxa, que fica próxima à Taxa Selic.

 

Para conseguir rentabilidades mais elevadas é indicado que as aplicações em CDB sejam realizadas em bancos de médio ou pequeno porte.

 

  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

 

Esse título de Renda Fixo é emitido pelos bancos para financiar atividades de crédito relacionadas ao agronegócio.

 

A principal vantagem é a isenção de Imposto de Renda. Entretanto, as desvantagens ficam por conta dos prazos de vencimentos mais longos e do investimento mínimo ser superior às aplicações no Tesouro Direto ou CDB, por exemplo.

 

Um ponto importante é o fato da LCA possuir a segurança do FGC. Deste modo, os investidores possuem a garantia de receberem até R$ 250.000 em caso de falência do banco no qual o dinheiro foi investido.

 

 

  • LCI (Letra de Credito Imobiliário)

 

Considerada por especialistas como a irmã gêmea da LCA, a LCI também possui isenção de Imposto de Renda.

 

Entretanto, a principal diferença entre estes títulos de Renda Fixa está no destino do dinheiro captado pelo banco. Enquanto a LCA se destina a financiar atividades agropecuárias, a LCI é voltada para o financiamento do setor imobiliário.

 

Para conseguir a maior rentabilidade possível, é necessário fazer um pesquisa entre os bancos emissores deste título e fazer uma comparação com as taxas oferecidas em aplicações em CDB e LCA, por exemplo.

 

  • Fundos DI

 

Os “Fundos DI” ou “Fundos de Renda Fixa Referenciados” são tipos de fundos que aplicam majoritariamente em investimentos que acompanham as variações da Taxa DI.

 

Os riscos são baixos, pois os investimentos atrelados à Taxa DI costumam ser conservadores. Apesar de não possuírem a proteção do FGC, por mais que a instituição financeira vá a falência, o fundo não é afetado porque ele pode passar ser gerido por outra instituição financeira.

 

Pronto. Depois destas dicas, chegou o momento de fazer o seu dinheiro render de verdade. Agora você tem 5 opções de aplicações financeiras para estudar e escolher o melhor investimento de acordo com o seu perfil.

 

Comente aqui embaixo o que achou desse artigo, ok? Queremos conhecer você melhor para trazer novos conteúdos relevante para nossos leitores!


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *