BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como fazer um vídeo institucional impactante e profissional

Compartilhe:

Saber como fazer um vídeo institucional é um conhecimento muito importante para qualquer empresa que queira ter sucesso com comunicação online. Não é à toa, por exemplo, que 81% das empresas dos EUA já investem em conteúdo em vídeo para a Internet.

Conseguir produzir um vídeo institucional que seja impactante e profissional, no entanto, não é uma tarefa para qualquer um. É difícil fugir do visual amador, da captura de som ruim e do ritmo inadequado.

Mas será que é possível que a sua empresa consiga fazer um vídeo institucional de qualidade com os materiais disponíveis atualmente? Claro que sim! Para aprender como, basta seguir a leitura do artigo!

Defina o que você quer com o seu vídeo institucional

O filme de Alice no País das Maravilhas pode ser focado em crianças, mas conta com algumas lições importantes inclusive para adultos. Uma delas é quando o gato Cheshire diz para Alice que “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

video empresa corporativo

Isso indica que é importante saber exatamente onde se quer chegar com sua estratégia já que essa é a única maneira de saber como fazer um vídeo institucional de qualidade.

Um vídeo institucional pode ter uma série de funções diferentes. Ele pode ser feito para exibir um produto, apresentar sua empresa, tirar dúvidas dos clientes ou criar uma imagem da sua marca com o público.

Cada proposta, portanto, terá um conjunto de definições diferentes, incluindo ângulos de filmagens, captação de som e outras opções. Por isso, o primeiro passo de como fazer um vídeo institucional que cause impacto real é definir que impacto é esse.

Monte um roteiro para o conteúdo do seu vídeo institucional

Muitas pessoas acham que são mais extrovertidas e divertidas quando agem de maneira espontânea. Pode até ser. No entanto, um vídeo de empresa exige uma dose de preparo para engajar o público.

Na prática, você terá de escrever um roteiro completo para o seu vídeo, de modo a garantir que todo o conteúdo será realizado da melhor forma possível. E não adianta apenas escrever o texto que será dito no material. É necessário dar instruções de edição também.

Por exemplo, em vez de escrever apenas algo como:

  • “Olá, no vídeo de hoje vamos ensinar como fazer um vídeo institucional que cause impacto”;

O ideal é escrever algo como:

  • [trechos de vídeos de YouTubers bem-sucedidos. A transição começa a mostrar o contador de views aumentando e ultrapassando as milhões de visualizações]. Narração: “Saber como fazer um vídeo institucional é um conhecimento muito importante para qualquer empresa que queira ter sucesso com comunicação online…”.

Perceba como o segundo roteiro é muito mais visual e, portanto, ajuda a engajar muito mais, além de garantir que o vídeo institucional será melhor conduzido.

Invista nos equipamentos necessários para o vídeo

Para fazer um vídeo institucional, é necessário investir em alguns equipamentos para a captação de imagens e áudio. Essa é uma das partes que a maioria das empresas erra, especialmente na questão do som.

Muitas companhias acreditam que basta um celular para fazer um bom vídeo, mas o resultado costuma ficar amador. Isso porque a captação de imagens depende muito da iluminação local, da qualidade da câmera e da técnica do cinegrafista.

Além disso, é essencial investir em um bom equipamento para fazer a captação de áudio de modo a garantir um bom som durante o vídeo, já que essa é a categoria que mais dá problemas nos vídeos de empresas.

Por fim, além de uma boa câmera e um bom microfone, pode ser necessário investir em equipamentos de iluminação, um cenário e softwares de edição audiovisual que permitam montar todos os takes e ficar com o resultado final.

Contrate uma empresa que saiba como fazer um vídeo institucional

Como deu para ver, fazer um vídeo institucional não é uma tarefa fácil. O projeto audiovisual é a culminação de elementos artísticos e técnicos, além de conceitos de marketing e comunicação.

Ou seja: é um projeto que exige muitos conhecimentos de quem for realizá-lo. Por isso, é mais fácil contratar quem já sabe como fazer um vídeo institucional, uma vez que é um profissional ou equipe que já contém essa série de conhecimentos específicos.

Para tal, vale a pena pesquisar no mercado e ver as principais produtoras disponíveis. Muitas delas trabalham com outros projetos de audiovisual, enquanto outras são especializadas em apoio para estratégia digital de empresas.

Antes de escolher a empresa que prestará esse serviço para você, pesquise qual a opinião de antigos clientes e procure pela demo reel, ou seja, pelo portfólio da companhia. Assim você consegue ter uma noção da qualidade do trabalho deles e verificar se, de fato, é isso que você gostaria na estratégia da sua empresa.

Seguindo esses passos, você conseguirá produzir um vídeo institucional de qualidade para a sua companhia, especialmente se contar com o apoio de uma produtora especializada no assunto.

O que achou das nossas dicas? Comente abaixo com a sua opinião!

 


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *