BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como fazer uma boa redação – aprenda aqui!

Compartilhe:

Ensinamos os truques de como fazer uma boa redação, de forma simples e direta, confira aqui.

Escrever uma boa redação é uma tarefa difícil para várias pessoas, ainda mais quando estamos participando de um concurso, ou do enem ou até mesmo do vestibular. Nesses casos, o menor erro pode por tudo a perder, uma simples vírgula colocada no local errado pode fazer com que você perca a vaga. Mesmo no mercado de trabalho, não adianta só chegar com o curriculo pronto, muitas vezes é preciso fazer uma boa redação durante a entrevista. Mas primeiro, antes de ensinar como fazer uma boa redação, vamos entender o que é uma redação.

como escrever uma boa redacao
como escrever uma boa redacao - aprenda aqui!

O que é uma redação

O conceito é simples.Escrever é produzir e emitir idéias por meio de um assunto concreto (mensagem) usando canais de comunicação que facilitam o entendimento do receptor.Uma redação é um desses canais.Através de uma redação, emitimos idéias, conceitos ou até mesmo descrevemos histórias.

Existem vários tipos de redação:

Dissertativa- caracteriza-se por informar fatos de maneira clara segundo a norma culta da língua portuguesa. O texto deve ser objetivo,impessoal e não deve apresentar insuficiência de dados, incertezas e o escritor não poderá defender uma ideia e nem dar opiniões.

Jornalistica- é focada em apenas relatar um fato acontecido, sem necessariamente debater a questão ou tomar partido de algo.

Narrativa-Narrar é contar um fato, um episódio; todo discurso em que algo é CONTADO possui os seguintes elementos, que fatalmente surgem conforme um fato vai sendo narrado.Possui os elementos:quem? como? o que?quando?

Descritiva- Um texto descritivo tem como objetivo trans­mitir informações sobre seu foco principal, de modo que o leitor crie na sua mente uma imagem do objeto, pessoa, sentimento ou ser descrito.

Como fazer uma boa redação

Separamos algumas dicas bem bacanas, que vão lhe ajudar bastante:

-Antes de iniciar o texto, planeje-o, pense como desenvovlera as ideias e se preciso ate esquematize em um rascunho.É comum se perder no meio do texto, e fazer um planejamento ajuda a evitar isso.

-Lembre-se das regras gramaticais, tome cuidado com a ortografia das palavras e com as concordâncias nominal e verbal, principalmente evitando o gerundismo. Não use palavras estrangeiras e gírias e não pense que escrever “bonito” conta ponto. O importante é ser bem compreendido.

-Não faça menos que o exigido e nem ultrapasse o máximo de linhas na dissertação da folha de Redação (Para isto você ganha uma folha de rascunho).

-Se a redação é de concurso ou vestibular, leia com muita atenção o enunciado da proposta de redação. Ali está indicado exatamente o que você deve fazer. Se ler mal o enunciado, poderá errar. Um exemplo: no vestibular de 2002 foi proposto o seguinte tema: A verdade ou a mentira: uma questão de conveniência? Tema muito fácil, mas alguns candidatos, por leitura apressada e descuidada, entenderam assim: A verdade ou a mentira: uma questão de convivência? Ou seja, erraram feio!

-Em uma dissertação, o autor não precisa necessariamente defender um “lado” sem argumentar os lados positivos do outro.Resumidamente, é interessante que a sua redação possua prós e contras, isso tornará os seus argumentos mais concretos.

-Uma boa dica é ler editoriais, crônicas, artigos e textos assinados que emitam opinião sobre o tema que é retratado. Com isso, é possível criar uma bagagem de como e em que momentos é pertinente evidenciar as opiniões pessoais.

-Expressões subjetivas como “eu acho” e “eu penso” devem ser trocadas pelo índice de indeterminação do sujeito ou pronome indeterminador, a exemplo de: pensa-se, fala-se, acredita-se, etc, aconselham os professores da matéria.

Curso de redação

Se mesmo com nossas dicas, você acha que ainda não foi suficiente para melhorar sua redação, existe um curso da cursos 24horas que é muito bom, clique e confira:

redacao

Conclusão

Bom caros leitores e leitoras, espero que tenham gostado das nossas dicas, de como fazer uma boa redação sem problemas, para arrebentar no enem ou no Vestibular.Uma boa fonte de pesquisa pode ser tambem o Google academico.

Se você tem mais dicas ou sugestões, podem mandar nos comentários!

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *