Como fazer uma formatura barata?
Os baixo orçamento não pode te impedir de comemorar sua conquista acadêmica; veja como economizar nos convites, na decoração e no buffet para ter uma formatura barata e inesquecível
Tanto o Ensino Médio quanto a faculdade são períodos de muita tensão e dedicação. Então, nada mais justo do que comemorar a formatura com as pessoas que deram apoio nessa jornada. Apesar da festa de formatura parecer um evento muito caro e fora do orçamento do estudante, existem formas de organizar uma noite memorável gastando menos.
O primeiro passo é reunir os colegas que têm a intenção de comemorar o fim desse ciclo. Pois, organizar uma festa em grupo é bem mais fácil do que sozinho. Depois, cada um deve pensar em quantos convidados quer chamar para o evento, dando preferência para pessoas que realmente foram importantes no período.
Já com a lista de convidados é hora de pensar na festa em si. Veja 8 dicas para economizar na organização e ter uma formatura barata e igualmente divertida.
Arrecadar dinheiro
Mesmo economizando, ainda terão gastos. Contudo, se a turma se planejar com antecedência, é possível arrecadar boa parte do dinheiro necessário com rifas, bares, festas abertas ao público ou vendas de doces. Dessa forma, cada participante precisa desembolsar um valor menor. Basta estipular metas e traçar um plano de ação.
Pense em detalhes
Quando se organiza um evento, a primeira coisa que costumam fazer é pensar em coisas grandes, como local, decoração e buffet. Porém, a economia pode estar nos detalhes: guardanapos, copos, gelo para as bebidas e objetos do gênero.
Quando eles ficam para o final, acabam pesando no orçamento, pois não dá tempo de pesquisar o melhor preço para eles. Economizando nesses detalhes, sobra mais dinheiro para os itens mais caros!
Faça você mesmo
Muitas coisas podem ser feitas pelos próprios formandos, como lembrancinhas, plaquinhas para tirar foto e até mesmo os docinhos da festa. A internet é cheia de ideias, e dividindo um item para cada fazer, sairá bem mais barato. Veja essas ideias:
Abra mão de luxo e pense na diversão
Não se esqueça que o intuito do evento é comemorar e se divertir. Logo, o investimento principal deve ser em atividades divertidas, algumas coisas podem ser substituídas:
- Convites – o convite virtual pode tomar lugar do impresso. Existem vários aplicativos e sites de criação de artes virtuais, como o Canva, que oferece inúmeros recursos para a criação de convites incríveis, sem custo;
- DJ – o gasto com DJ pode ser suspenso se houver boas playlists. Porém, precisam ser caprichadas. O ideal é fazer uma para cada estilo (funk, pop, MPB…), assim terá música para todos os gostos;
- Buffet – que tal juntar a turma, comprar os ingredientes e botar a mão da massa? Não é preciso um banquete profissional, o simples já agrada muita gente e é simples de fazer. Também há a opção de contratar uma única cozinheira e comprar os ingredientes necessários – sai mais barato do que contratar a equipe do buffet;
- Garçom – o self-service de comidas e bebidas é uma boa opção para festas pequenas.
Converse com os colegas e pense na prioridade de cada um e o que pode ser substituído para dar uma desafogada no orçamento.
Alugue a decoração
A decoração costuma ser o mais caro, pois é necessário alinhar cores, estilos, temas, iluminação e muito mais. Para deixar essa função mais barata, o aluguel de decoração é uma boa opção, pois o valor de investimento é menor em relação ao preço de compra dos itens diretamente no mercado.
Como foi dito anteriormente, algumas coisas podem ser feitas e casa, mas alguns objetos, como abajures, almofadas, decorações de mesa, luminárias, tapetes e vasos compensam mais quando são alugados.
Pesquise muito
A dica mais importante é: pesquise muito. Não aceita a primeira opção sem ver, pelo menos, outras três. Um descuido pode trazer custos extras e estresse, principalmente, em relação ao local do evento. Pense que locais grandes exigem mais decorações, por exemplo. Logo, o barato pode sair caro.
Tenha controle sobre todos os gastos
Assim que iniciarem os planejamentos, é importante ter uma planilha de custos para equilibrar os gastos, a arrecadação e o investimento. Indique as prioridades e inicie as pesquisas por elas, mas não se esqueça dos detalhes!
Para organizar tudo com calma, o ideal é iniciar o controle de custos com antecedência, mínimo de 6 meses.