BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como funciona o reclame aqui? Explicamos tudo!

Reclame Aqui quando foi lançado era conhecido como um site brasileiro para, como o nome já diz, fazer reclamação de empresas que não cumpriram com suas promessas de venda.

Sabe quando você faz uma encomenda pela internet e ela não chega? Ou quando você adquire um pacote de dados em seu celular e a operadora não entrega por completo? Até mesmo quando você compra um móvel e a instalação dele é feita incorretamente?

Pois bem, o serviço do site Reclame Aqui foi feito para fazer reclamações de circunstâncias como essas.

como funciona o reclame aqui

Mas o sucesso da plataforma a fez expandir seus negócios e atualmente ela não é considerada apenas um site de reclamação.

 

Bem, mas antes de compreender como funciona o site Reclame Aqui você precisa saber sobre as outras formas de realizar uma reclamação, em que é possível entrar em contato diretamente com a instituição que prestou o serviço ou realizou a venda para você.

Reclame Aqui ou outros canais?

 

Apesar de ser bastante conhecido pelos brasileiros, o site Reclame Aqui não é o único canal a atender as queixas dos clientes. E que podem ser tão eficaz quanto esse site.

 

Central de Atendimento

Toda comunicação entre cliente e empresa é realizada pela central de atendimento. Normalmente a central dispõe de setores específicos em que atendentes ficam disponíveis para qualquer necessidade do consumidor.

 

Esse contato pode ser realizado através do WhatsApp, telefone, redes sociais e outras formas. A maneira de atendimento irá mudar de empresa para empresa. Já o horário de atendimento também alterna-se, mas quase sempre o funcionamento do setor ocorre em dias e horários comerciais.

 

Ouvidoria

Obrigatório para todas as empresas, a ouvidoria é um setor responsável especificamente por escutar os consumidores. Nele é possível fazer reivindicações, realizar reclamações, sugestões de melhorias e elogios. Pode-se dizer que a ouvidoria é a ponte entre a instituição e o cliente.

O atendimento da ouvidoria é feito por telefone, cada instituição possui o seu, e em horários diversos. São informações que mudam de empresa para empresa.

Como descobrir os telefones de contatos das empresas?

 

Nem todas as empresas dispõe o número de contato da central de atendimento e da ouvidoria facilmente, na página principal do site, por exemplo.

E por isso, sites como Quero Telefone SAC 0800 existem. Eles divulgam todos os telefones que as instituições disponibilizam para facilitar sua vida.

 

Mas agora que você já viu outras formas de entrar em contato com a prestadora de produto ou serviço, você já pode saber como funciona o Reclame Aqui.

Como reclamar no Reclame Aqui

Com tanto sucesso, o Reclame Aqui tornou-se também um site em que é possível analisar as avaliações dos clientes em relação a empresa. Assim, antes de aderir a um produto ou serviço, você consegue ver a reputação da empresa ante ao site.

 

Mas se você já fez sua compra ou aderiu a um serviço e tem alguma queixa e quer recorrer aoReclame Aqui, então você precisa cadastrar um login, encontrar a instituição e adicionar sua reclamação.

 

A reclamação será postada no site e os colaboradores entrarão em contato com a instituição reclamada. O prazo para obter uma resposta é de aproximadamente 7 dias úteis.

 

O Reclame Aqui aconselha que na hora de escrever o histórico de sua reclamação, você informe o maior número de dados, não-pessoais, possível, como protocolos. Portanto, às vezes, recorrer primeiramente aos telefones da central de atendimento ou ouvidoria da empresa seja, a princípio, algo necessário a se fazer.

 

Agora você já sabe como funciona o Reclame Aquie outras formas de resolver suas questões com a empresa que te entregou o produto ou serviço com algum problema.

 

Conte para nós, essas dicas ajudaram?

 


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *