BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como justificar o voto pelo celular? Veja aqui!

Compartilhe:

Ensinamos como justificar o voto pelo celular usando o aplicativo e-titulo, confira como fazer com nossas dicas!

a tecnologia tem revolucionado o nosso dia a dia e na eleição desse ano, mais ainda. é que agora já é possível justificar seu voto pelo celular sem ter de enfrentar enormes filas. No artigo de hoje você vai ver como funciona isso, que só foi possível devido ao lançamento do aplicativo e-titulo. Mas antes vamos entender sobre o aplicativo.

Aplicativo E-titulo – conhecendo ele

O aplicativo e-Título foi inicialmente desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre e adotada pelo TSE para todo o País. Além da redução do consumo de papel, o e-Título gera economia à Justiça Eleitoral na impressão de documentos.Trata-se de documento digital gratuito que substitui o título eleitoral e dispensa a impressão de uma segunda via. O aplicativo, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, veio para facilitar a vida do eleitor, pois, nele, é possível acessar dados da zona eleitoral e a situação cadastral do votante em tempo real. Após baixá-lo, basta que o eleitor insira seus dados pessoais.

O e-Título também permite que o eleitor emita a certidão de quitação eleitoral, além da certidão de crimes eleitorais. Essas declarações são emitidas por meio do QR Code do aplicativo, o que possibilita a leitura pelo próprio celular.

como justificar o voto pelo celular
título de eleitor digital,e-Título

É possível baixar o app para Android e iPhone:

Para cadastrar seus dados no e-Título, faça o seguinte:

  1. Preencha seus dados básicos como nome e filiação;
  2. No campo “Tipo de documento” — Selecione “Título de eleitor”;
  3. Depois, o app vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Caso erre algum, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou;
  4. Cadastre uma senha e confirme;

Como justificar o voto pelo celular?

Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral poderão justificar o voto pelo aplicativo e-Título durante o primeiro turno, ou seja, das 7h às 17h deste domingo. A função utiliza o GPS do celular para identificar se o eleitor está distante dos limites geográficos de sua zona eleitoral. De acordo com o TSE, a funcionalidade chega ao app até esta terça-feira (10), e só poderá ser acessada pelo eleitor no dia da votação.

Uma vez habilitado, para justificar a ausência no dia da votação o eleitor encontrará a opção no botão Mais opções, e depois em Justificativa de ausência. O procedimento deve ser feito para cada turno separadamente.

Atenção! Em razão da pandemia da Covid-19, não haverá Mesas Receptoras de Justificativa. Recomenda-se que o eleitor evite o comparecimento à urna eleitoral para requerimento de justificativa de ausência. Na impossibilidade de envio da justificativa pelo celular, encaminhe seu pedido em até 60 dias após o pleito, pelo SISTEMA JUSTIFICA.

É possível votar apenas com o e-Título?

Sim. Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. O título em papel não é obrigatório. A novidade é a possibilidade de votar apenas apresentando o e-Título – mas isso só vale nos casos em que o eleitor tenha realizado o recadastramento biométrico e o título digital apresente a foto.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenha ficado claro como justificar o voto pelo celular com essas super dicas

Já falamos aqui em outro artigo sobre como assistir futebol pelo celular com o futemax, sugiro leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *