BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como legalizar uma moto de leilão?

Compartilhe:

Você está em busca de informações para saber como legalizar uma moto de leilão? Deseja saber informações que possam te ajudar a realizar a legalização de uma moto comprada em um leilão, pois comprou a sua, mas não sabe como fazer para realizar esse procedimento? Então você veio buscar essas informações no lugar certo! 

Neste artigo, além de poder descobrir como realizar essa legalização, você ainda poderá obter muitas outras informações importantes sobre a compra de motos em leilões, que talvez você ainda não saiba, mas que valem muito a pena serem conferidas. Nesse caso, se você deseja obter todas essas e outras informações sobre a legalização de uma moto de leilão e muitas outras, continue acompanhando o artigo e fique por dentro de tudo sobre este assunto. 

É possível dirigir uma moto sem documento? Quando isso é possível? 

moto de leilao

É possível que você consiga dirigir uma moto sem documentação em dias, isso ocorre quando uma moto é comprada e ainda não recebeu licenciamento nem emplacamento. Porém, ainda é possível que hajam problemas e você pode acabar sendo multado. Além disso, também é possível que você possa ser multado ao dirigir qualquer outro veículo sem documento. Isso porque, pode ser levado em conta que você está conduzindo um veículo roubado. 

Como regularizar e colocar em dias uma moto sem documentação? 

Cada condição do veículo, possui a sua forma de regularização. Ou seja, uma moto nova, que nunca foi rodada (0km – zero quilômetro), possui a sua própria forma de regularização, enquanto uma moto usada e/ou seminova, possuem a sua própria forma de regularização também. A seguir, você poderá conferir como agir quando a sua moto for uma moto nova e quando ela já for uma moto usada. Confira a seguir: 

Motocicleta nova (zero-quilômetro) 

Quando a sua motocicleta for nova zerada, ou seja, zero quilômetros, você deverá realizar o registro da mesma e com isso, solicitar o Certificado de Registro de Veículo (CRV). Depois da criação desse documento, será necessário que você siga para o próximo passo, que é o emplacamento da moto. Logo após o emplacamento, ainda será necessário que você faça o licenciamento da mesma e após isso, ainda deverá solicitar a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). 

Motocicleta semi nova ou usada 

Já no caso de você comprar um veículo usado, e não ter passado o mesmo para o seu nome, o processo acaba por ser mais complicado. No CRV, documento emitido no momento da compra, existe um local de assinatura, que serve exatamente para comprovar 

Como legalizar uma moto de leilão? 

a venda da moto. A pessoa deverá assinar esse documento e passar para o novo dono da moto. Depois disso, é necessário realizar a transferência do veículo, onde será criado um novo CRV para você. 

Caso uma moto seja conduzida sem ter documento eu posso pagar multa? 

É possível que você pague um valor bem alto em multas por dirigir sem ter documentação do veículo. Então, evite cometer essa infração, pois você poderá perder um bom dinheiro com o pagamento de multas. Por este motivo, mesmo que a sua moto seja nova e nunca tenha sido rodada, não cometa o erro de a dirigir sem documentação, para não acabar tendo que pagar multas e podendo ter a sua moto apreendida. 

Passo a passo para fazer a regularização do seu veículo 

A seguir, separamos alguns pontos aos quais você deve observar bem para legalizar uma moto de leilão sem complicações e realizar esse processo da forma que ele realmente deve ser feito. Então, confira os pontos a seguir e preste bastante atenção, para não ter dores de cabeça no momento da regularização da sua moto que foi comprada em um leilão. 

Verifique a documentação 

É necessário que você fique de olho e analise bem a documentação da moto e se ela não possui danos graves, antes de realizar a regularização da mesma. Isso porque, é possível que, se a moto tiver danos irreversíveis e que comprometam o seu funcionamento, ela não seja regularizada. Então, quando for comprar a sua moto em um leilão, além da documentação, é importante verificar também, as condições nas quais a mesma se encontra. 

Faça a inspeção veicular 

Como a moto estava parada, o Detran retirou a autorização da mesma para continuar circulando. Com isso, ao adquirir a moto, analisar a documentação e verificar que ela funciona bem, você deverá dar início ao processo de regularização, dando entrada na solicitação da emissão do CSV (Certificado de Segurança Veicular). Esse documento, servirá para que o veículo volte a circular normalmente, sem complicações. Nesta inspeção, são verificados muitos itens em sua moto, para ver se ela está realmente em boas condições de uso e de funcionamento. 

Fique de olho nos prazos definidos 

Quando você realiza a compra da sua moto em um leilão, você receberá um prazo para regularizar a sua moto. Esse prazo, será definido pela empresa responsável pelo leilão. Então, busque saber sobre essa informação, para conseguir colocar sua moto em dias o mais rápido possível. 

Como legalizar uma moto de leilão? 

Autorização do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) 

Depois de ter feito todo o processo anterior, será necessário que você vá até o Detran, com os documentos solicitados em mãos, e realizar a solicitação da regularização da sua moto. É necessário que você lembre-se que deve entrar em contato com o Detran o mais rápido possível, antes que o prazo determinado acabe e você tenha que passar por outro processo novamente.

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *