Como montar um barzinho na sala de sua casa?

A sala de uma casa ou apartamento é um dos cômodos mais utilizados, servindo para descansar, receber os amigos e curtir momentos em família. Sendo assim, muitas pessoas que procuram um imóvel com a imobiliária priorizam esse ambiente. Mas, além do espaço em si, é necessário planejar uma boa decoração, sendo que incluir um barzinho na sala pode ser uma ótima pedida para deixar os momentos ainda mais descontraídos e interessantes.

 

Contudo, sabemos que não é fácil organizar o espaço e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas para você montar seu barzinho na sala. Vamos lá?

 

1. Pense no estilo

O primeiro passo é você avaliar o estilo de decoração de sua sala ou o que pretende para ela, caso tenha acabado de adquirir o imóvel. Isso porque, ao escolher o estilo, você consegue ter uma direção de quais móveis comprar e como compor todo o ambiente. Como consequência, você garante uma decoração mais harmônica e sofisticada. 

 

A boa notícia é que existem diferentes estilos, como o rústico, industrial, clássico, minimalista, contemporâneo, etc. Sendo assim, com certeza você irá encontrar aquele que mais atende às suas necessidades e gosto pessoal. Além disso, se tiver a ajuda de profissionais mais experientes, poderá ainda misturar estilos de decoração, como o industrial e o rústico, por exemplo. 

 

2. Móvel próprio

 

Devemos lembrar ainda que existe um tipo de móvel próprio para o barzinho na sala, com os mais diferentes estilos e funcionalidades. Contudo, sabemos que a decoração é algo muito pessoal e nem todo mundo gosta desse tipo de móvel. Sendo assim, também existem no mercado outras alternativas interessantes, como é o caso dos carrinhos, que estão em alta na decoração de interiores.

 

Além disso, existe a possibilidade de montar o bar em um cantinho no aparador, buffet, balcão ou rack da sala. Aqui, basta colocar sua criatividade para funcionar e avaliar como será a praticidade do local. 

 

3. Considere o tamanho do cômodo

 

Outro ponto importante é o tamanho da sala, pois de nada adianta investir em um barzinho com tantas bebidas, se você não terá espaço para armazenar todas elas. Nesse sentido, tire todas as medidas do local, considerando não apenas os móveis, mas também o espaço disponível para circulação. 

 

Com os números em mãos, saberá o quanto pode ampliar o espaço para incluir seu barzinho. Como falamos, você pode investir no móvel próprio, ou se a sala for pequena, aproveitar o que já tem disponível, como os aparadores, rack, buffet, etc. 

 

4. Inclua as bebidas

 

Depois de definir o tamanho e estilo do barzinho para sala, é hora de criar a lista de itens que pretende comprar para abastecer o local. Ela não deve conter somente as bebidas, mas também copos, taças, abridores de garrafa, saca rolhas, guardanapos, suporte para copos, baldes de gelo, coqueteleiras, etc. 

 

Contudo, devemos deixar claro que o mais importante é adquirir itens que realmente irá utilizar e apreciar. Por exemplo, de nada adiantar comprar um whisky caro, se nem você ou os amigos gostam desse tipo de bebida. Inclusive, isso também vale para os copos e taças. Ou seja, se não tem whisky, não tem porquê comprar copo próprio para a bebida. 

 

Além disso, se estiver em dúvida, aposte no mais tradicional, como os licores, vodka, tequila, vinho, cachaça, etc. 

 

5. Invista na decoração

 

Além dos móveis do barzinho, também é importante considerar a decoração do espaço, trazendo destaque e elegância. Nesse sentido, inclua objetos que valorizem o local, como vasinhos de plantas, quadros, souvenirs, fotografias, livros, bandejas para ajudar a organizar as bebidas, velas aromáticas, etc. 

 

Contudo, tenha em mente que o espaço precisa ser agradável para todos, então não exagere nos complementos, priorizando a funcionalidade e conforto do local. 

 

6. Como incrementar o espaço?

 

Uma boa dica para incrementar seu barzinho sem precisar realizar nenhum tipo de reforma ou grandes alterações é incluir espelhos, principalmente se o espaço for pequeno. Isso porque, eles ajudam a refletir melhor a luz, promovendo sensação de amplitude, tanto para trazer conforto quanto para aumentar a quantidade de bebidas no bar.

 

Além disso, prateleiras e nichos são ótimas pedidas para quem não tem tanto espaço, sendo uma boa maneira de aproveitar as paredes disponíveis. Nesses elementos você pode incluir não apenas as garrafas e acessórios, mas também os itens decorativos para compor o espaço, como os quadros, plantas, velas, fotografias e até mesmo os copos e taças.

 

Então, agora que você sabe como montar seu barzinho na sala, seja ela pequena ou grande, já pode colocar em prática nossas dicas. Mas, lembre-se que ter um planejamento é muito importante, pois assim você garante um ambiente harmônico, além de aconchegante e funcional. Como consequência, terá maior beleza e praticidade no dia a dia, o que irá impactar diretamente sua qualidade de vida e bem-estar.



Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *