Como remover o bolor do couro.

Aquele seu maravilhoso couro deu bolor? Ensinaremos de forma muito simples como retirar qualquer indício de mofo ou bolor no couro.

Quem não é apaixonado(a) por um linda jaqueta de couro? Ou aquele belo sapato que você custou trabalhar para comprar de couro purinho? Pois é, esse grande objeto de desejo há muito tempo é usado como matéria prima para a fabricação de acessórios, desde jaquetas, sapatos, bolsas, cintos e outra infinidade de coisas. Porém, se o couro fica muito tempo guardado começa aparecer manchas esbranquiçadas características do bolor. Mas não é nada que o Como fazer não te ajude a resolver. Vamos ensinar hoje como remover esse bolor e dar dicas para conservar seu couro. Vamos lá pessoal!

 

Como remover o bolor do couro.
Como remover o bolor do couro - aprenda aqui

Por que as coisas mofam ou dão bolor?

Para começo de conversa você precisa saber que mofo e bolor NÃO são a mesma coisa. Isso mesmo, pra você que achava que era tudo igual há uma pequena diferença, mas que pode impactar diretamente nos “estragos” causados por este fungo. O bolor é o fungo no estágio inicial, ele apenas infecta o objeto e causa aquelas manchas características que podem ser retiradas com um pano úmido. Já o mofo é o fungo em seu estágio mais avançado, a partir dessa fase ele já começa a corroer o material afetado, suas manchas são pretas e bem mais complicadas de retirar. Ambos aparecem com mais frequência no inverno quando os ambientes ficam mais fechados e a umidade do ar é maior. Esses micro-organismos estão presentes no ar o tempo todo, então basta um local propício para eles se proliferarem.

 

E agora? Como retirar o bolor do meu lindo couro?

Vivemos em um país tropical, aqui mesmo no inverno faz calor, então quando vem aqueles dias realmente frios não podemos perder a oportunidade de desfilar com nossos acessórios de couro. Porém, você corre para o armário e dá de cara com aquela jaqueta guardada desde o inverno passado agora com bolor. Desagradável né? Vamos aprender então várias dicas de como retirar esses fungos impertinentes:

1ª dica:

Umedeça um pano com vinagre de álcool branco e aplique diretamente na peça de couro que está tanto com bolor ou com mofo. Pode aplicar diretamente sem precisar passar nada antes, o vinagre não irá danificar a peça, pelo contrário, deixará um aspecto muito bonito, depois deixe secar à sombra. Repita isso uma vez por mês durante quatro meses para garantir que o fungo não volte tão cedo. Dica extra: Após esse processo aplique um condicionador de couro.

2ª dica:

Faça uma mistura de água e sabão de coco. Mergulhe um pano nessa solução, torça bastante para tirar o excesso de água e vá passando pela peça de couro até retirar totalmente as manchas. Depois é só secar. Dica extra: Para hidratar o couro aplique óleo de amêndoas com um pano seco.

 

Cuidados com sua peça de couro:

Cuidar de couro é como cuidar de um filho. Brincadeira, mas precisa de uma atenção especial. Nunca deixe o couro de molho e sempre o seque em local com sobra e vento para não ressecá-lo. Não o guarde em sacos plásticos e locais úmidos, ele precisa de locais arejados. Tire a peça sempre que puder do guarda roupa e deixe-a tomar um “ventinho”.

 

O couro dá um charme a mais no “look” então vale a pena ter cuidados extras para preservar sua peça.

Gostou das dicas? Você conhece um jeito de tirar bolor que ninguém mais conhece? Conte pra gente e vamos compartilhar essa descoberta. Mande também sua sugestão, o que você quer ver na próxima matéria? Até mais querido(as)!

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Um comentário em “Como remover o bolor do couro.

  1. Boa noite!!!
    Faz tempo que procurava uma solução para o bolor em couros, ele sempre volta… Gostei das dicas, vou experimentá-las. Para hidratar o couro uso o creme de aveia, fica macio e bem bonito. Vou experimentar o vinagre de álcool branco.
    Valeu pela dica, parabéns pela matéria!!!
    Abraços e muita paz!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *