Como sair das dívidas em 9 passos
Se você quer saber como sair das dívidas, chegou ao lugar certo. Neste artigo iremos lhe passar cinco passos para que você se livre das dívidas de uma vez por todas. Afinal é muito importante ter o nome limpo no SPC SERASA.
Para ter sucesso é imprescindível que você não pule nenhuma etapa, mantenha a calma e encare o problema de frente.
Muitos consumidores fingem que as dívidas não existem e continuam a viver normalmente, mas elas não irão se pagar sozinhas e dificilmente você conseguirá quitá-las sem seguir os passos abaixo.
Por isso sente-se em um lugar confortável e vamos começar a sair das dívidas em 9 passos.
Como sair das dívidas
As dicas podem soar simples, mas são extremamente eficazes, confira:
1º Passo: Organize-se
Se você sempre achou que organização era o seu problema, estava certo. O primeiro passo para sair das dívidas é se organizar.
Comece juntando todas as dívidas e anote os valores do saldo devedor e das taxas de juros de cada uma delas. Aproveite e já faça também um orçamento pessoal anotando as suas receitas e as despesas fixas e variáveis.
A partir daqui você já deve ter uma postura determinada a fazer cortes onde for necessário e manter tudo sempre controlado e organizado.
2º Passo: Enxugue o seu orçamento
Esta talvez é uma das partes mais dolorosas. Aqui você deve analisar os dados encontrados no seu orçamento pessoal e avaliar o que é realmente necessário e o que é supérfluo. Talvez o seu estilo de vida precise mudar um pouco, ou melhor, talvez você deva parar de ostentar um estilo de vida que não é a sua realidade no momento, mas que poderá ser retomado ao final, quando você sair das dívidas.
Analise e efetue cortes (ou troque por pacotes mais baratos) na TV a cabo, internet, telefonia, assinaturas de revistas, troque o seu carro por um modelo mais econômico, evite saídas para jantar fora no final de semana, troque o cinema no shopping por uma sessão em casa. Enfim, você deverá analisar de forma realista o que é gasto supérfluo e manter o estritamente necessário.
3º Passo: Comece a poupar
Se você não cultivava o hábito de poupar dinheiro, este é o momento. Pode parecer estranho guardar dinheiro quando se tem dívidas, mas a ideia é utilizar o valor arrecadado para um maior poder de negociação na quitação destas dívidas.
Além do mais, depois que você adquirir o hábito de poupar e sair das dívidas, poderá utilizar o dinheiro poupado para realizar outras metas como, um carro novo ou a sua casa própria.
4º Passo: Livre-se primeiro das dívidas com os juros mais altos
Analise qual dívida possui os juros mais altos e quite esta primeiro. Dessa forma, você terá mais liberdade e não pagará a mais do que o valor contraído na dívida inicial. Do contrário, você terá uma bola de neve interminável e um ciclo vicioso.
5º Passo: Renegocie as dívidas
Entre em contato com o credor e verifique se a dívida pode ser renegociada por uma taxa menor de juros ou ainda descontos para quitação a vista. Verifique sempre a melhor opção e efetue o pagamento do seu débito.
6º Passo: Evite o parcelamento. Compre sempre a vista
Como você está retomando o controle das suas finanças, se já avaliou que uma compra é necessária, evite parcelar, seja no crediário ou no cartão de crédito.
Quando parcelamos, temos a ilusão de que estamos gastando menos que o valor real. Foque sempre no valor final e decida se vale a pena efetuar aquela compra neste momento.
Um bom exercício também é calcular quanto você ganha por hora e pensar quantas horas você precisa trabalhar para obter aquele bem/serviço. Desta forma você analisa se vale a pena tanto esforço.
Esta é uma dica valiosa também para quando você sair das dívidas e possuir o controle das suas finanças. Pois assim evita cair novamente na armadilha dos juros altos e comprometer o seu orçamento.
7º Passo: Negocie sempre que for comprar
Essa é mais fácil quando compramos a vista, em dinheiro. Mas mesmo se não for o caso, sempre seja gentil com o vendedor e tente negociar, angariar melhores condições e descontos em suas compras.
Acredite. Eles já estão preparados para isso e muitos deles já possuem planos específicos para clientes “chorões”, que na verdade são clientes espertos, que valorizam o seu dinheiro.
8º Passo: Comemore
Encarar as dívidas de frente, negociar com os credores, se privar de algumas regalias, pode ser estressante, portanto, comemore todas as vezes que você quitar uma dívida. Estabeleça metas e quando as cumprir, premie-se com algo motivador. Obviamente que você precisa tomar cuidado nesse ponto e não contrair outras dívidas como prêmio pela quitação das primeiras, não é? Mas procure algo que não custe muito e que lhe gere prazer em desfrutar.
9º Passo: Mude os seus hábitos
Agora que você já sabe como sair das dívidas, mude também os seus hábitos de compra e pratique as nossas dicas acima sempre. Desta forma você evita voltar para as dívidas e possuirá um maior poder de compra e realização de seus sonhos.