Como se alistar no exército? Explicamos tudo!
Completou 18 anos? Hora de alistar no serviço militar. Saiba agora o que fazer para se alistar.
Não estamos em guerra, mas todo indivíduo do sexo masculino ao completar 18 anos é obrigado a se alistar no serviço militar (Forças Armadas). Essa obrigatoriedade surgiu no Brasil quando o sistema administrativo adotado era o das Capitanias Hereditárias no ano de 1550, e buscava permitir a defesa contra os inimigos estrangeiros e índios rebeldes. Desde então após algumas mudanças na constituição, é mantida a obrigatoriedade do alistamento militar. Veremos agora como fazer o alistamento.
Quando deve ser realizado o alistamento?
Ele deve ser realizado nos primeiros seis meses do ano em que o brasileiro completar 18 anos. Mesmo se você completar dezoito anos somente em novembro, seu alistamento deverá ser feito nos seis primeiros meses daquele ano.
Onde eu faço o alistamento militar?
O alistamento é realizado na Junta de Serviço de Serviço mais próxima de seu domicílio. Essa junta é um órgão pertencente à Prefeitura Municipal. No alistamento você receberá um Certificado de Alistamento Militar (CAM) e será encaminhado para a Seleção Geral, onde o brasileiro é apresentado a uma comissão de seleção das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) para concorrer à incorporação no quartel.
Posso escolher em qual Força Armada prestar serviços?
Durante a Seleção Geral, você poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Aeronáutica. No entanto, somente será atendido caso venha a se enquadrar nos perfis e padrões previamente estabelecidos para cada Força Armada, de acordo com a disponibilidade de vagas.
Quais documentos são necessários para se alistar?
-
Certidão de Nascimento ou documento de identidade (RG) ou carteira de trabalho;
-
Comprovante de Residência;
-
01 foto 3×4 recente;
Como consigo a dispensa do Serviço Militar?
Bom, é na Seleção Geral que será avaliada sua aptidão para ingressar ou não à corporação. O individuo será submetido a uma série de testes de saúde (exame dentário, médico e esforço físico), testes de seleção e entrevista. Após a aplicação dos testes o brasileiro não aproveitado na seleção geral é dispensado do serviço militar. Se você for dispensado deve retornar à Junta de Serviço Militar (JSM) para a cerimônia de Juramento à Bandeira, e para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Depois deve ir o quanto antes até a JSM na qual se alistou, para retirar o documento, pois há um procedimento padrão em que os documentos antigos são incinerados e, para retirá-los novamente, é preciso solicitar e pagar uma taxa militar por uma nova via.
O que acontece se eu não me alistar?
Quando o cidadão não se alista ele é impedido de obter passaporte, participar de concurso público, matricular-se em universidade federal ou até mesmo de assinar carteira de trabalho em determinadas empresas.
O alistamento no exército é um exercício de prestação de serviços à pátria. É fundamental que você esteja em dias com o serviço militar para não ser impedido dos seus direitos como cidadão. Lembrando que as mulheres não precisam se alistar. Deixem nos comentários suas dúvidas e conte-nos se já teve alguma experiência com as Forças Armadas. Até mais.