Como se diferenciar da concorrência: 4 ações eficazes

Os consumidores dão mais preferência para produtos ou serviços que investem em itens personalizados. Pelo menos, é o que aponta um estudo da Dessault Systèmes. Para se ter uma ideia, cerca de 25,3% dos entrevistados até pagariam 25,3% a mais por algo que fosse de acordo com o estilo dele.

 

E não é só isso que ajuda a se diferenciar da concorrência. Conheça abaixo outras estratégias que são bastante eficientes no mercado.

1- Conheça os seus consumidores

Em um primeiro momento, você pode considerar essa dica simples, mas nem todas as empresas têm o hábito de conhecer as principais informações sobre os seus clientes.

concorrencia

Você pode ser o profissional mais experiente da área, mas o comportamento do consumidor muda ao longo do tempo. Se o seu conhecimento não acompanhar as transformações, provavelmente, será mais complicado ser uma empresa de destaque.

 

Neste momento, é importante pesquisar quais são os principais valores para os seus consumidores, quais são os detalhes que ele não abre mão e o quanto está disposto a pagar para um determinado produto ou serviço.

 

Esse tipo de tarefa pode ser feito de forma presencial ou por meio de ferramentas online. Avalie o que é mais interessante para a sua empresa e aplique imediatamente.

2- Análise a concorrência

Outra dica interessante para descobrir como se diferenciar de outras empresas é conhecer quais são as principais informações de todos os negócios que fazem parte do seu segmento.

 

Em um primeiro momento, essa dica pode parecer óbvia, no entanto, poucas organizações monitoram e pesquisam sobre as principais informações do mercado.

 

Analisar a concorrência não pode ser uma tarefa temporária, mas sim recorrente. Isso porque, a todo o momento, os estabelecimentos mudam e buscam encontrar novidades para surpreender os consumidores.

 

Você deve monitorar não só os produtos ou serviços da concorrência, mas também de que forma eles atendem os consumidores e quais são as estratégias de marketing aplicadas pelo negócio.

 

Nunca é demais lembrar que esse processo não pode ser aplicado como uma forma de copiar as informações dos clientes. O objetivo é entender de que forma eles atuam e como o seu empreendimento pode fazer diferente.

 

Na hora da análise da concorrência, registre todas as marcas que você admira e anote todos os pontos positivos. Em seguida, veja tudo que pode ser aplicado em seu negócio. Nem todas as estratégias serão úteis para a sua empresa, então, tenha bastante cuidado na hora da análise.

3- Pense fora da caixa

Geralmente, em mercados mais competitivos, como os de moda, é difícil se diferenciar da concorrência, não é mesmo? Os produtos e até os valores das peças são bastante parecidos. No entanto, existem algumas estratégias que ajudam a enxergar uma luz no fim do túnel.

 

Pense fora da caixa e implemente novos serviços e opções. Se você vende roupas masculinas, por exemplo, que tal oferecer um serviço gratuito de consultoria de moda no primeiro atendimento?

 

São essas pequenas estratégias que podem trazer um diferencial para a sua empresa, garantindo mais atenção dos consumidores.

4- Crie programas de fidelidade

O relacionamento entre marca e empresa não pode ser feito de mão única. É fundamental ter uma comunicação constante para que os consumidores se sintam valorizados pelo negócio.

 

Desenvolver programas de fidelidade é uma ótima ferramenta para que os consumidores deem preferência para a sua marca. Você pode oferecer descontos de acordo com uma pontuação ou até brindes, como caneta personalizada, bloco de notas, calendário de mesa, entre outros.

 

Uma das principais vantagens de trabalhar com brindes corporativos é que o mercado contém ótimas opções que não exigem grandes investimentos dos consumidores. Vale a pena conhecer empresas, como Redd Brindes personalizados, que contém ótimas opções para o público.

 

Independente da estratégia que for aplicada em seu negócio é fundamental monitorar os resultados de perto. Assim, você terá conhecimento sobre quais ações surtiram efeito positivo e quais são aquelas que precisam ser ajustadas.

 

Após descobrir como se diferenciar da concorrência, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam nos resultados do seu negócio.

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

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