Como ter uma equipe de sucesso
Muitas organizações querem ter funcionários motivados, dispostos a vestir a camisa mas não sabem como motivar e valorizar o seu pessoal. O sucesso de toda empresa depende de cada um dos colaboradores que integram as equipes de trabalho. Inclusive é justamente as pessoas que formam a empresa o seu maior bem e diferencial competitivo.
Para formar equipes de sucesso, o primeiro passo é saber escolher no mercado os melhores profissionais, levando em conta sua ética, valores, atitudes, habilidades, competências. Quando uma companhia quer contar com uma equipe de sucesso, ela precisa ainda oferecer oportunidades de desenvolvimento para seu pessoal. Após selecionar os colaboradores, cabe também às empresas disponibilizar treinamentos para capacitação dos funcionários, além de realizar a imersão das pessoas na cultura organizacional.
Quatro atitudes para desenvolver equipes de sucesso na sua empresa
Desenvolvimento constante dos profissionais precisa ser estimulado pela organização
A alta performance de uma equipe está intimamente ligada ao seu grau de treinamento e desenvolvimento. Ou seja, para criar equipes de sucesso é necessário que sua empresa invista em cursos de aperfeiçoamento periodicamente e incentive seus colaboradores a querer aprender cada vez mais. Para isso, vale criar programas de desenvolvimento continuado em sua organização e até mesmo dar recompensas aos funcionários que concluírem os cursos oferecidos pela empresa, entre outras ações estratégicas relacionadas a compartilhamento de conhecimento dentro do ambiente de trabalho.
Crie um programa de reconhecimento com recompensas
O alto desempenho da sua equipe começa com profissionais motivados. E para isso, nada melhor do que mostrar que sua empresa valoriza as pessoas que fazem parte dela. Elogios são importantes, mas a recompensa é fundamental para a motivação do seu pessoal.
Recompensas podem ajudar na motivação dos colaboradores
Quando a meta do mês for atingida, o ideal é que a organização mostre a satisfação com a equipe recompensado-a, por exemplo, com um cartão vale presente. É um gesto simples, que não irá trazer tantos gastos a empresa, mas fará a diferença na motivação dos colaboradores no dia-a-dia .
Seja líder, não chefe
Bons líderes costumam ser admirados e respeitados. Uma equipe de sucesso é sempre liderada por alguém que é admirado. Uma pessoa forte, carismática, vitoriosa e inspiradora. Mais do que alguém que conduz, na verdade, o líder é um modelo positivo e motivacional. Seguem algumas dicas para melhorar o relacionamento com a equipe e extrair o melhor de cada colaborador:
- Torne-se um exemplo a ser seguido
- Influencie todos positivamente, incentivando-os sempre que possível
- Reconheça seus próprios erros e compartilhe o que aprendeu com sua equipe
- Seja acessível aos funcionários (permita que eles sintam que você está aberto para ouvir as questões pessoais e profissionais e inclusive está disposto a colaborar na solução)
- Tenha espírito conciliador para manter as pessoas unidas em sua empresa
- Estabeleça metas reais que, com esforço, sejam possíveis de atingir
- Reconheça sempre o valor da sua equipe (recompense quando necessário, motive em momentos difíceis)
- Desafie as pessoas a serem uma versão melhor delas mesmas
- Mostre claramente os objetivos da empresa e revele até onde os profissionais de suas equipes podem chegar
Incentive a autonomia do seu pessoal
Outro fator que torna uma equipe bem sucedida é a autonomia que as pessoas têm dentro da empresa. Aliás, delegar é uma das funções do líder do século XXI. Em um ambiente em que há desenvolvimento pessoal e profissional, as tarefas podem ser delegadas e o conhecimento compartilhado que os bons resultados virão. A autonomia dos funcionários abre também um valioso espaço para soluções criativas vindas deles.