Como Transportar Seu Pet em Segurança na Viagem?

Levar seu pet para viajar durante as férias pode ser um desafio, seja de carro ou avião.

O animal pode ficar estressado, agitado e transformar a viagem em um caos.

Além disso, se você for para um hotel ou pousada, é preciso saber se aceitam animais domésticos.

Dessa forma, se você está pensando em viajar e levar seu cão ou gato, é preciso planejar com bastante antecedência, a fim de tornar a sua viagem a mais agradável possível.

Por isso, vamos passar aqui algumas dicas para transportar seu pet em segurança.

Como transportar seu pet em segurança na viagem?

Em primeiro lugar, saiba que existem leis para transportar animais de estimação, seja no carro ou avião.

Por exemplo, um animal solto no carro pode pular pela janela e até distrair o motorista, o que pode provocar um acidente grave.

Por isso que ele deve ser transportado no banco de trás e de preferência, utilizar um cinto de segurança próprio para animais.

Esse é apenas um exemplo, mas vamos passar aqui dicas para transportar seu pet no carro e no avião.

E também alguns critérios para avaliar na hora de escolher um hotel ou pousada.

transporte pet

Dicas para transportar animais de estimação

Para ficar mais claro, separamos o transporte no carro e avião. Assim, você fica sabendo quais são as regras para cada um.

Viajar de carro com seu pet

Quando se trata de segurança, não se refere apenas aos animais, mas de todos os ocupantes do carro.

Lembrando que existe uma lei para transportar animais no carro, e caso não seja cumprida, você será multado.

Veja então como transportar seu pet em segurança durante sua viagem de carro:

  • Caixa de transporte: as caixas de transporte são mais adequadas para gatos e cães de pequeno e médio porte, e devem ser presas ao cinto;
  • Coleiras peitorais: são coleiras que se prendem ao cinto de segurança, e o cachorro não corre o risco de pular para o banco da frente;
  • Grades divisórias: animais de grande porte geralmente são transportados no porta-malas e as grades divisórias servem para evitar que pulem para o banco traseiro.

Além dessas medidas, é importante fazer paradas ao longo da viagem, pelo menos a cada duas horas.

Se você está pensando em viajar com seu pet, vale a pena conversar com o veterinário para saber o que fazer.

Quais são as regras de transporte de animais em avião?

Saiba que cada companhia aérea tem suas próprias regras, portanto, vale a pena se informar quais são antes mesmo de comprar a sua passagem.

Isso porque algumas permitem o transporte na cabine e outras apenas no bagageiro, mas em todas, é necessário apresentar um atestado do veterinário e carteira de vacinação.

Em ambos os casos, o animal deve ser transportado em uma bolsa ou caixa de transporte, que deve ser bem ventilada, resistente e com tamanho adequado ao animal, pois precisa de espaço para se movimentar.

Vários veterinários recomendam que quinze dias antes da viagem que se faça uma adaptação do animal à bolsa ou caixa de transporte.

Em relação ao atestado de saúde para viagem, como cada companhia tem suas próprias regras, convém se informar com bastante antecedência.

De repente uma vacina que está faltando e lembrando que esses atestados têm uma validade, e aqueles emitidos no máximo dez dias antes da viagem são aceitos por todas as empresas aéreas.

Procure planejar tudo com antecedência, para que tenha tempo para providenciar todos os documentos.

Como escolher um hotel ou pousada

Agora que você já aprendeu a como transportar seu pet em segurança, existe um outro ponto muito importante: será que o hotel ou pousada aceita animais de estimação?

No momento de planejar a sua viagem e se decidiu que vai levar seu cão ou gato, é fundamental saber se o local permite a entrada de animais.

E ao pesquisar, você já pode ir descartando alguns e ficar apenas com hotéis que aceitam.

Infelizmente, não são todos os hotéis que contam com uma estrutura para receber animais, afinal, existem pessoas que não gostam, e é algo a se respeitar.

Por exemplo, muitas pousadas em Japaratinga aceitam animais de estimação, sendo uma tranquilidade para os hóspedes, pois os terão por perto.

Vamos supor que você quer viajar para um determinado local. A dica é fazer uma pesquisa sobre hotéis e pousadas e se informar quais liberam a entrada de pets.

Conclusão

Seja viajando de carro ou avião, a chave é fazer tudo com bastante antecedência, pois assim terá tempo hábil para providenciar algo que possa estar faltando.

E não se esqueça de conversar com o veterinário, até para se certificar que o seu animal está em boas condições de saúde para viajar.

Por fim, informe-se se a pousada ou hotel que está pensando em se hospedar, aceita animais de estimação.

Tomando todas essas medidas, com certeza sua viagem será perfeita.

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *