Comprovante de residência: por que pedem? qual documento serve?

O comprovante de residência é um documento solicitado em diferentes situações, como a abertura de uma conta bancária, a matrícula em um curso, o financiamento de um imóvel, passe de ônibus, entre outras.

Para que o comprovante residencial seja válido, ele deve estar no nome da pessoa que está solicitando o produto ou serviço. O documento também é válido se tiver no nome de um parente, como pai, marido ou mãe.

A conta de água é um comprovante de residência. (Foto: Divulgação)
A conta de água é um comprovante de residência. (Foto: Divulgação)

Por que pedem comprovante de residência?

A solicitação de comprovante de residência nas negociações acontece com o objetivo de confirmar o endereço da pessoa. Para que o documento seja válido, ele precisa estar atualizado.

Ao cobrar o comprovante de residência, muitas instituições financeiras e de ensino pedem a versão original e a cópia. Elas também são criteriosas com relação à data, ou seja, dão preferência aos documentos emitidos nos últimos três meses.

De modo geral, o comprovante de residência representa uma garantia de que o contratante de um determinado produto ou serviço poderá ser encontrado no seu endereço.

Quais documentos podem ser comprovantes de residência?

Os documentos que podem ser usados como comprovantes de residência são:

– Conta de celular

– Conta de gás

– Conta de água

– Conta de condomínio

– Conta de telefone fixo

– Contrato de locação do imóvel

– Comprovante de pagamento de colégio/faculdade

– Comprovante de pagamento de TV por Assinatura

– Carnê de IPVA ou IPTU

– Extrato do fundo de garantia

– Fatura do cartão de crédito

– Extrato bancário emitido pelo banco

Dicas para obter comprovante residencial

• Para obter um comprovante de residência é bem simples, basta selecionar um dos documentos mencionados no tópico acima e tirar uma cópia. Também existe a possibilidade de solicitar uma 2ª via da conta pela internet e imprimi-la.

• Vale lembrar que, na maioria dos casos, as instituições que solicitam o comprovante de residência exigem que o documento esteja pago.

• Algumas instituições são bem criteriosas na hora de solicitar um comprovante residencial, por isso só aceitam contas de água, luz e telefone.

• Muitas vezes, quando o comprovante não está no nome da pessoa que solicita o produto ou serviço, a instituição exige outros documentos comprovatórios ou uma declaração do nome de quem constar a fatura. O RG e o CPF são suficientes para comprovar parentesco.

• Em negociações mais sérias, a cópia do comprovante precisa ser autenticada por tabelião.

Gostaram das informações? Dúvidas e sugestões deixem aí nos comentários!

Isabella Moretti

Isabella Moretti é estudante de Publicidade e Propaganda e apaixonada por escrita.Trabalha como web writer há mais de seis anos. Além do Comofazer.etc.br, também tem textos publicados no Mundo das Tribos, Sempre Tops e Muito Chique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *