Conhecer bem o cliente: estratégia fundamental para negócios de beleza e estética

O setor de beleza e estética é um dos setores mais estáveis ​​da economia brasileira. Mesmo que a recessão tenha reduzido as vendas em 2021. No entanto, por outro lado, o marketing de beleza se trata de um dos pontos mais importantes para o sucesso deste segmento.

Portanto, um estudo do governo federal intitulado “Cenário do Negócio do Salão de Beleza no Brasil” aponta para um crescimento de forma rápida do setor. Só por meio desta pequena parte introdutória, podemos ver a importância de uma estratégia fundamental para negócios de beleza.

No entanto, não podemos ignorar os benefícios que as recentes mudanças do Simples Nacional proporcionaram para as empresas. Agora, as taxas não contarão mais no valor pago ao profissional, mas apenas no lucro líquido do salão.

Portanto, agora é o momento ideal para investir em uma estratégia fundamental para negócios de beleza e fidelizar os clientes que já são atraídos.

Entenda melhor o conceito de estratégia fundamental para negócios de beleza

Quando as pessoas estão buscando serviços de beleza, normalmente o que desejam é melhorar sua aparência e saúde. Muitas vezes eles não sabem como obter esses resultados ou mesmo como fazê-los durar. Para que seu atendimento seja eficaz, uma boa entrevista pode te ajudar.

De acordo com a especialista e consultora de estética Daniela Fidellis, você não precisa fazer muitas perguntas para fornecer o tratamento certo, mas é essencial fazer as perguntas certas. E não deve deixar que todo profissional pergunte o que ele quer, senão as informações não indicarão o tratamento certo para sua especialidade, prejudicando resultados, sua imagem e apartando seus clientes.

Portanto, o mais importante é levar prontuários adequados para chegar ao protocolo correto. Contudo, é neste ponto que inicia o trabalho de conhecer o cliente e saber o que ele quer e, mais importante, poder identificar com segurança o que ele precisa.

Prove que os resultados são tão importantes para você quanto para ele e para os futuros clientes que estarão mais dispostos a contratar seus serviços quando virem sua referência de trabalho. Pois, não é incomum que clínicas de estética tenham profissionais que não documentam o andamento do tratamento de um cliente.

No entanto, alguns fazem isso de uma forma que requer processamento, armazenamento físico e é facilmente perdido. Eles até tiram fotos do antes e depois, mas acabam sendo extraviados porque estão organizados de forma que não podem realmente fornecer informações que possam ser processadas para o seu negócio.

Portanto, organize-se e tenha uma visão para a estratégia fundamental para negócios de beleza. No entanto, quanto mais você souber sobre seus clientes, melhor poderá atender às expectativas deles.

Veja também: Como cortar o cabelo em casa.

Quais as melhores dicas para uma estratégia fundamental para negócios de beleza?

Para que você consiga implementar com facilidade e eficiência a estratégia fundamental para negócios de beleza, trouxemos as melhores dicas. Veja tudo a seguir!

Invista em promoções e fidelidade em marketing

O marketing para a área de beleza começa com o primeiro contato entre sua empresa e seu público. A partir de então, você deve trabalhar mais para chamar a atenção de seus clientes. Como, por exemplo, uma boa prática é oferecer cupons de desconto para a primeira visita. Você pode pedir aos clientes que se inscrevam em sua página no Facebook para receber benefícios como descontos em tratamentos de beleza contínuos.

No entanto, você deve cultivar este programa de fidelização de clientes para que o público continue a frequentar o seu salão.

Para o efeito, é utilizado o contacto contínuo através de e-mail marketing ou redes sociais. Além disso, essa técnica de marketing de beleza aumenta as chances de crescimento contínuo do serviço, o que, por sua vez, aumenta a satisfação do cliente.

Disponibilize exemplos

Se você já possui um certo tempo de atuação nesse ramo, deve ter encontrado clientes que não sabem definir o que desejam. Eles passam muito tempo descrevendo o resultado que desejam e ficam menos satisfeitos, o que diminui suas chances de voltar. Então, o que fazer para resolver esta situação?

Portanto, uma solução que oferece eficiência é manter algumas fotos do seu trabalho em seus canais na internet! Reúna uma pequena seleção de cortes, penteados e maquiagens, crie um álbum de fotos e use-o como referência para a área.

Além de ser uma forma de marketing para a área de beleza, também evita pequenas dúvidas sobre expectativas na hora de realizar os serviços.

Promova a avaliação

Também é comum agora que as pessoas procurem a opinião de outras pessoas sobre uma determinada marca, produto ou serviço. Entretanto, as avaliações online facilitam o processo. Com isso em mente, incentive os clientes com quem você tem um bom relacionamento a avaliar seu serviço em sua página do Google ou Facebook.

Assim, sempre que os clientes em potencial pesquisarem sua empresa, eles poderão encontrar avaliações e escolher seus serviços. Em outras palavas, funciona efetivamente como uma espécie de propaganda boca a boca em um ambiente online.

Ofereça adicionais aos serviços

Ofereça a possibilidade de aumentar a quantidade de gastos do cliente com opções adicionais aos procedimentos que já realizaram.

Como, por exemplo: O cliente pode pagar um valor X pela hidratação regular. E, no entanto, usa marcas específicas de produtos com moderação durante o procedimento.

Dessa forma, você pode adicionar opções que aumentam o valor do serviço do programa executivo do seu cliente.

Tenha um cenário para selfies e uma hashtag só sua

Você já imaginou ter um ambiente ou espaço moderno e bonito para tirar fotos antes e depois de seus clientes? Neste sentido, você deve investir em uma boa decoração e use itens e espelhos modernos e bonitos para que eles encontrem o ângulo perfeito para mostrar o resultado do procedimento.

Além disso, é importante criar uma hashtag para identificar sua marca e diferenciar os procedimentos realizados em sua instituição.

Adicione pequenos adesivos nos espelhos com esta tag, principalmente no cenário. Assim, quem for ao seu estabelecimento de beleza com um cliente ou acompanhante poderá visualizar todo o seu trabalho diretamente nas redes sociais, podendo transmitir mais credibilidade.

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