Cronotacografo – aprenda aqui o que é e como ele é usado pelo Inmetro!
Explicamos o que é o Cronotacografo, e como o Inmetro utiliza ele, aprenda aqui de forma super fácil!
Muita gente vem até nós, perguntando coisas por email e comentários, e ficamos felizes em atender a todos. O assunto do artigo de hoje por exemplo é o crnotacografo, que muita gente nem sabe do que se trata, outros até sabem mas não sabem como funciona. Por isso, vamos explicar bem detalhadamente para que não hajam dúvidas ok? vamos lá
O que é o Cronotacografo
Como se vê na figura acima, o Cronotacógrafo é um instrumento ou conjunto de instrumentos criados para indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção. Resumindo, é como se ele fosse uma “caixa preta” do veículo, registrando informações importantes, que são verificadas em casos de acidentes ou até mesmo de fiscalizações.
A verificação dos cronotacógrafos é realizada pelo Inmetro, o instituto nacional de pesos e medidas.A verificação dos cronotacógrafos tem como principal objetivo assegurar que as medições realizadas por esses instrumentos sejam confiáveis, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro, que é quem é responsável pelo cumprimento da legislação nesses casos.
Que veículos são obrigados a usar o cronotacógrafo?
Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a possuir cronotacógrafo.
Como instalar o cronotacografo?
Existem os postos de selagem que são responsáveis pela instalação e manutenção dos instrumentos. Já os postos de ensaio, além de funcionarem como postos de selagem, realizam testes de ensaio metrológico no equipamento.
Para iniciar o procedimento de verificação do cronotacógrafo o proprietário do veículo deve acessar entrar no site do Detran do seu estado e gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Com o comprovante de pagamento em mãos basta comparecer em um posto de selagem e/ou posto de ensaio credenciado para realizar a selagem.
Explicação em vídeo
No vídeo abaixo, está melhor explicado seu funcionamento e utilização:
http://www.youtube.com/watch?v=yrljFzkOzFo
Conclusão
Bom caros leitores e leitoras, espero que as informações lhes tenham sido úteis.Se você tem curiosidade em saber sobre outros assuntos, que tal deixar suas sugestões e dúvidas nos comentários? Podemos fazer novos artigos no futuro com suas sugestões, que tal? Ficaremos no aguardo!