Cuidados ao Comprar carros antigos
O comércio de carros antigos tem um mercado agitado. Desde clássicos do início da indústria automotiva até carros dos anos 70, 80 e 90. Colecionadores costumam criticar o termo “carro velho”, algo que atribuem apenas aos veículos com má conservação.
Se você é um colecionador ou apenas enxergou uma boa oportunidade em adquirir um carro antigo, confira algumas dicas que serão fundamentais no momento da compra.
Diferenças dos carros antigos
As diferenças, sejam elas estéticas ou mecânicas, vão diferir muito conforme a época. Uma das mais significativas é a ausência de injeção eletrônica em veículos mais antigos, algo que fazia necessário a utilização do carburador.
O material utilizado na produção também pode mudar. O plástico foi gradativamente sendo introduzido, bem como as técnicas de pintura foram se modernizando e passando por adaptações para cada tipo de material.
Carburador: Cuidado!
A visita ao mecânico antes da compra é fundamental, principalmente com carros antigos. Tome cuidado com veículos que apresentem problemas no carburador. Antigamente, a gasolina apresentava alto padrão de pureza. Com as misturas atuais, o carburador pode sofrer, portanto um carro que já tenha esse problema, provavelmente causará dor de cabeça.
Sempre opte por veículos com injeção eletrônica. Caso não seja um colecionador (procuram manter o nível de originalidade) busque a mecânica mais moderna possível.
Histórico de donos
Veículos que tiveram poucos donos, geralmente são mais conservados. Tome cuidado com veículos muito rodados e principalmente com aqueles que já passaram por leilões ou foram de seguradoras. Esses carros costumam ter valor de mercado muito abaixo das tabelas.
Km rodados
Mesmo que muitos especialistas divirjam quanto a relação de conservação com os Km rodados, esse é um indício de uso do carro. Os antigos, por obviedade, terão esse número elevado, porém, mesmo assim, recomenda-se evitar carros com km muito alto (superior a 300.000 km). Também suspeite de veículos com valores baixos, algo que pode ser um indício de adulteração no marcador.
Modelos
Alguns modelos tem histórico de problemas. Antes de comprar um carro antigo, pesquise sobre as avaliações do mercado, tanto de usuários quanto de críticos especializados.
Além desses cuidados básicos, tenha em mente que as tecnologias mudam muito conforme o tempo, portanto fique atento nas consultas. Procure um mecânico que trabalhe com carros antigos e sempre questione os proprietários e especialistas sobre as mudanças que o veículo teve (se já passou por alguma reforma).
Seguindo essas dicas, é possível fazer uma ótima compra!