Cuidados na Manutenção do Capacete Aumenta sua Vida Útil
Aprenda como os cuidados na manutenção do capacete aumentam sua Vida Útil e aproveite muito mais!
No mundo atual, a tecnologia das equipamentos está cada vez mais embutida na sociedade, e com os capacetes não é diferente. Embora alguns deles contenham tecnologia de ponta, alguns cuidados em sua manutenção também são necessários.Vamos te explicar os mais básicos.
Cuidados com o capacete
O capacete, além de ser obrigatório, deve estar sempre em bom estado de conservação. Existem alguns indicadores que apontam a necessidade de trocar o equipamento. A espuma que reveste a parte interna do acessório é um dos itens que devem ser observados. Outro detalhe importante é o selo do Inmetro, que comprova que o acessório passou por testes na indústria.
Alguns cuidados são excelentes para que eles durem mais, tais como:
- Se ele cair no chão e acabar rachando ou trincando o casco, deve ser jogado fora e substituído imediatamente, pois não oferece mais segurança alguma ao motociclista.
- Utilize produtos anti-embaçantes na parte interna da viseira, e produtos que impedem o acúmulo de água da chuva na parte externa.
- Não deixe insetos grudados na viseira por muito tempo. Eles liberam um ácido que pode corroer uma camada da mesma.
Para garantir a segurança efetiva do item, alguns fabricantes especificam na etiqueta interna do capacete sua data de fabricação e indicam a devida data de troca do capacete. No manual que acompanha os capacetes, os fabricantes informam aos condutores que em casos de queda é preciso ficar atento, pois o item pode apresentar pequenas rachaduras e em casos de acidente colaborar para o agravamento dos ferimentos da vítima.
Para que o seu capacete esteja sempre em perfeitas condições de utilização, existem alguns cuidados gerais a ter em conta. São eles:
- O local ideal para guardar um capacete é um local plano, seco e com temperatura amena;
- Os capacetes não devem ser guardados em áreas muito quentes ou muito frias, pois a exposição a temperaturas extremas corrompe a eficácia dos capacetes;
- Depois de limpar o capacete e antes de o guardar, verifique se ele está completamente seco, caso contrário pode deformar o seu forro interior;
- Não coloque o seu capacete perto dos combustíveis, fumos de escape e produtos de limpeza tóxicos, dado que estes materiais podem prejudicar a eficácia de proteção do capacete;
- Não apertar demais os parafusos do capacete pois estes podem partir-se, se forem de plástico, ou rasgarem-se se forem de alumínio.
Conclusão
Bom pessoal, esperamos que as dicas e informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso fazer sua manutenção do capacete ok?
Dúvidas e sugestões de novos artigos, podem deixar nos comentários!
ótimas dicas, já tive problemas com os meus capacetes por não saber de alguns cuidados.