Curriculum Lattes – Aprenda aqui o que é e como fazer o seu de forma super fácil!
Mostramos como fazer um Curriculum Lattes sem mistério, veja como é simples e rápido.
Arrumar um emprego, é algo que todo mundo que tem uma vida digna procura e deseja.Já até demos várias dicas aqui de alguns sites de emprego e até um modelo de curriculo pronto para lhe ajudar.Mas um dos formatos de curriculo que sempre nos perguntam sobre, é com certeza o curriculum lattes, que vamos explicar aqui do que se trata, e como fazer o seu.Vamos lá?
O que é um curriculum lattes?
Basicamente é um currículo elaborado nos padrões da plataforma Lattes, do CNPq.É um currículo acadêmico, onde você pode inserir toda sua formação acadêmica e profissional, além de sua produção científica.Seu currículo vai ser mantido na chamada Plataforma Lattes do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) e poderá ser consultado por que tiver interesse.Além disso, a Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos, de grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema.Veja como ele pode ser feito.
Quando o curriculum lattes é requisitado?
Desde o ano de 2002, todos os bolsistas de pesquisa, de mestrado, de doutorado e de iniciação científica, orientadores credenciados e outros clientes do Conselho precisam ter, compulsoriamente, o currículo Lattes cadastrado no CNPq. Sua ausência impede pagamentos e renovações. O currículo também é obrigatório para os pesquisadores e estudantes que participam do Diretório de Grupos de Pesquisa.
Como fazer um Curriculum Lattes
Bom, eu poderia falar por parágrafos e mais parágrafos, mas acredito que o vídeo abaixo possui muito mais didatismo para explicar como elaborar seu curriculo lattes.Obviamente o vídeo não é meu é do grupo Marques, estou apenas compartilhando, veja só que simples:
Se você ainda tem dúvidas, uma boa alternativa de pesquisa para fazer seu curriculo lattes pode ser o Google academico
Gostaram? Espero que tenham curtido nossas dicas e que elas tenham sido realmente úteis a você estudante acadêmico.Dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários!