BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Divórcio Online – veja como fazer e como funciona!

Compartilhe:

O sonho virou pesadelo? Quer se separar sem ter trabalho? Veja como funciona o divórcio online e como fazer pela internet!

Nos últimos meses, a quarentena mostrou que muitos casais tem tido problemas graves de convivência e que infelizmente alguns deles são sem solução. com isso, muita gente tem buscado uma maneira de se separar sem problemas, tentando fazer tudo certo. Mas sabia que dá pra fazer o divorcio pela internet, ou pelo menos começar o processo? Acompanhe conosco e veja como se separar pela internet.

Importante – consulte sempre seu advogado, as informações aqui contidas são de domínio público na internet, servindo apenas de consulta. Não fornecemos consultoria jurídica.

Divorcio Online pela Internet – como funciona

divorcio online

Bom, antes de iniciar o processo, é importante que os 2 concordem e estejam acordados com a separação. O divórcio consensual é uma forma muito mais rápida, fácil e econômica de rompimento de união, pois pode ser realizado diretamente no cartório e em alguns casos pode ser aprovado no mesmo dia.

Quais são as vantagens do divórcio consensual?

Além de desafogar o Poder Judiciário com milhares de processos que agora são resolvidos diretamente no Cartório de Notas, o divórcio amigável também traz diversas vantagens ao casal.

Rapidez: o processo litigioso de divórcio pode prolongar-se durante anos. Já o divórcio consensual é infinitamente mais rápido, podendo ser efetivado no mesmo dia.

Custos: o processo pela via amigável é mais barato do que o litigioso. Além de poupar inúmeras visitas ao tribunal durante os anos em que o processo correrá, o processo amigável necessita de apenas um advogado. Isso favorece a economia nos custos para ambas as partes.

O que é divórcio extrajudicial?

O divórcio extrajudicial, por sua vez, é uma modalidade do divórcio consensual cuja realização acontece no cartório. No entanto, para ocorrer, além da obrigatoriedade do casal estar em consenso, é necessário que não existam filhos. Logo, neste caso, o divórcio é compatível com a modalidade online, cujas características você conhecerá acompanhado a sequência do texto.

Como funciona o divorcio online

Para dar entrada no processo de divórcio é necessário que você e sua esposa, junto ao advogado, apresentem uma petição inicial solicitando o divórcio.

divorcio online separacao

Entretanto, como não existe mais o instituto da culpa, não é necessário apontar o motivo pelo qual vocês decidiram pelo rompimento.Será necessário que se envie uma procuração em nome dos advogados que representam cada uma das partes interessadas para que ele possa resolver em nome do casal ou de cada um dos cônjuges.

Além disso, será importante reunir os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Pacto antenupcial, se houver;
  • Documentos de bens a serem partilhados, se houver;
  • Plano de Partilha.

Quanto costuma custar?

O custo de um divórcio consensual está distribuído basicamente entre custos com advogado e taxas cartorárias. Consulte o cartório para saber o valor cobrado pelo procedimento. Em média, o valor está em torno de R$ 300,00.

Já a parte do advogado pode custar de 800 a 3mil reais.Depende do que ele terá de fazer, se existem bens a divdir, etc.Tanto para os casos extrajudiciais como os judiciais, é necessário o acompanhamento de um advogado.

E se eu nao tiver dinheiro?

Como o acesso à justiça é um direito fundamental, existem opções de assistência jurídica gratuita. É o caso da Defensoria Pública. Você pode acionar a instituição do seu estado. Normalmente, a demanda é alta e é preciso ser paciente até um defensor dar atenção ao seu caso.

Bom pessoal, espero que as informações sejam úteis e que consigam fazer o divórcio online, ficando assim livres para novas experiências na vida.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *