Entre o E-CPF A1 e o E-CPF A3, qual escolher?

Descubra qual o melhor entre o e-CPF A3 e o A1, como eles funcionam, como assinar o certificado digital de pessoa física, onde emitir e mais!

Escolher entre o e-CPF A3 e A1 pode parecer difícil, visto que ambos podem ser utilizados para realizar diferentes atividades no âmbito virtual. Com a crescente digitalização de tarefas burocráticas, como a assinatura de documentos, os indivíduos recorrem a certificados digitais para garantir a segurança das suas informações sensíveis.

Alguns dos principais tipos de certificados incluem o e-CPF e seus principais formatos incluem o A1 e A3. Cada um deles possuem suas próprias individualidades, armazenados de maneiras distintas.

O que é o e-CPF A1?

e cpf

O documento eletrônico e-CPF A1 é armazenado em um software, no computador ou no notebook. Esse certificado é emitido por uma Autoridade Certificadora (AC) reconhecida pela ICP-Brasil.

Ele é amplamente utilizado por pessoas físicas que representam empresas, devido à sua capacidade de realizar várias tarefas. No entanto, o documento funciona apenas no dispositivo em que foi instalado.

Como funciona?

O documento funciona como uma identidade de pessoas físicas no meio online, e é aceito por organizações. Atualmente, instituições educacionais e empresas aceitam apenas assinaturas realizadas com o certificado eletrônico para a assinatura de documentos na internet.

O que é o e-CPF A3?

O e-CPF A3, por sua vez, é emitido em uma mídia criptográfica, como cartão ou token. Por isso, torna-se uma alternativa mais prática. Ele oferece medidas de segurança fortificadas, devido ao seu formato de armazenamento.

Essa é uma alternativa perfeita para pessoas físicas que desejam proteger suas informações sensíveis durante transações burocráticas, sem a necessidade de se deslocar de um local para o outro.

Como funciona?

O certificado para pessoas físicas em formato A3 deve ser conectado a um dispositivo para ser utilizado. Assim como o A1, ele também funciona como o CPF no âmbito virtual, para acessar conta bancária, assinar documentos e realizar uma série de transações.

Entre o E-CPF A1 e o E-CPF A3, qual escolher?

A escolha entre os dois formatos depende dos seus objetivos, necessidades e preferências pessoais. Enquanto o formato A1 conta com um prazo de validade de até 1 ano, o A3 pode atingir um período de validade de 5 anos. Esse é um fator que deve ser considerado, pois se relaciona à frequência com que o documento deverá ser renovado.

Outro ponto a se considerar é que o certificado tipo A3 oferece um nível de segurança maior que o A1, por conta do seu armazenamento. Apenas o titular do documento pode utilizar, e em caso de perda do cartão ou token, basta revogá-lo na Autoridade Certificadora em que foi emitido.

Como assinar o certificado e-CPF?

Para assinar o certificado e-CPF é necessário seguir alguns passos. Isso porque a forma pela qual ele pode ser acessado varia conforme o seu formato. O acesso do formato A1 é por meio do software, e o A3 funciona após conectar o dispositivo no computador. Para assinar, siga os seguintes passos:

  • Acesse o certificado;
  • Adicione o documento que deseja assinar;
  • Posicione a assinatura no local que deseja;
  • Salve o documento.

O documento é indicado especialmente para indivíduos que realizam muitas transações online, como professores, autônomos ou qualquer pessoa que deseja realizar atividades com total segurança.

Onde emitir e-CPF A1 e A3?

O e-CPF A3 e A1 é emitido por meio de uma Autoridade Certificadora, e o processo pode ser realizado virtualmente. No entanto, para realizar a emissão, é necessário contar com uma certificadora de confiança. 

A Valid é uma certificadora que oferece soluções tecnológicas, incluindo os certificados CPF digital em seus diversos formatos, bem como o ecnpj A3. Para emitir um e-CPF, siga os seguintes passos:

  • Acesse a plataforma da Valid Certificadora;
  • Escolha o formato que deseja;
  • Realize o pagamento;
  • Emita o certificado.

Todo o processo de emissão é simplificado e realizado apenas se o solicitante tiver um CPF físico ativo. Para pessoas jurídicas que desejam emitir um e-CNPJ A3, por exemplo, também é preciso ter em mãos a sua versão física.

A escolha entre o e-CPF A1 e A3 deve ser feita com base nas preferências, objetivos e necessidades de cada indivíduo. O certificado A1 apresenta algumas limitações, como a possibilidade de ser acessado apenas no computador em que foi instalado, além de oferecer um prazo de validade de apenas 1 ano. 

Por este motivo, o A3 se torna uma solução mais adequada para quem deseja realizar uma série de atividades online burocráticas com segurança e em diversos computadores. Escolha a Valid Certificadora para emitir seu certificado!

 



Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *