Eletrodoméstico usado para congelar
Congelar alimentos é uma das melhores formas de preservar um alimento por muito mais tempo, além de evitar muito desperdício de comida. Fora isso, trata-se de uma ótima forma de planejar o cardápio da semana.
No entanto, a verdade é que nem todo mundo utiliza essa função da maneira correta. Não é raro, por exemplo, ver pessoas procurando por conserto de eletrodoméstico porque ele deu algum defeito. Mas você sabia que muitas das vezes isso pode acontecer por um erro seu?
A verdade é que muitas pessoas nem sequer sabem que existe uma forma correta de tratar o congelador. E, devido a essa falta de informação, pode acontecer de dar algum defeito em alguma peça ou coisa semelhante.
Sendo assim, a fim de evitar esse problema, nos tópicos seguintes iremos mostrar alguns erros que você pode estar cometendo com seu freezer. Confira.
Definir a temperatura muito alta
A temperatura zero grau ou baixo disso é a melhor para manter os seus alimentos congelados e preservados a longo prazo. Sendo assim, essa é a primeira coisa que você deve levar em consideração ao programar o seu congelador.
Mas, se você acha que nessa temperatura o sorvete fica muito duro e difícil de servir com uma colher, procure armazená-los na porta, já que a temperatura costuma ser um pouco mais baixa.
Manter o congelador quase vazio
Em termos gerais, um congelador cheio mantém a temperatura de forma muito mais eficiente do que vazio. Isso acontece porque os alimentos que já estão congelados produzem um ar frio. Inclusive, sempre que você abre a porta do congelador, eles são responsáveis por manter a temperatura.
Mas tome cuidado, pois assim como o congelador quase vazio causa problemas, quando ele fica muito cheio também acarreta em outros, haja vista que o ar precisa de espaço para poder circular lá dentro.
Embrulhar os alimentos errados
Independente de você usar papel alumínio, saquinhos ou filme plástico, o ideal é que você sempre se atente em mantê-los embrulhados da forma correta. Sempre envolva de forma bem justa, para eliminar qualquer ar em volta.
A mesma coisa ocorre para quando você armazena alimentos em potes que tenham tampas. O ideal é preencher o recipiente quase até o topo. Ademais, não esqueça de deixar um pequeno espaço, apenas, pois o alimento se expande depois de congelado.
Congelar alimentos por muito tempo
Mesmo congelado, o alimento tem prazo de validade. Inclusive, quando você o mantém por um longo tempo, vai notar que o sabor e a textura não será mais o mesmo. Sendo assim, sempre que for congelar, uma boa dica é etiquetar cada um deles com a data que foi congelada.
Ou, para facilitar ainda mais a administração, procure uma organização mais clara, onde os mais antigos ficam na frente, para utilizá-los primeiro.
Esquecer alimentos no freezer
Por mais estranho que pareça, é mais comum do que você pensa. Pense bem nas vezes em que você abriu o congelador e notou um congelado sem cor, quase que irreconhecível. Ou, ainda, as vezes em que tirou um alimento maior e encontrou um menor, no fundo.
Congelar alimentos juntos
É muito comum que as pessoas congelem tudo em um único recipiente e, na hora de descongelar, se veem na necessidade de ter que aproveitar todos de uma vez só. Mas, para evitar com que esse problema ocorra, a melhor coisa a se fazer é guardar por porções.
Aguardar muito tempo para congelar
Ao congelar o seu alimento, você vai mantê-lo preservado por muito mais tempo. Sendo assim, quanto antes colocar no freezer, melhor, uma vez que eles vão estar mais frescos na hora de descongelar.
Descongelar em temperatura ambiente
De fato, descongelar alimentos apenas tirando do freezer e deixando-os em cima da pia é uma das formas mais rápidas, mas não é a melhor. Na verdade, a melhor coisa que você pode fazer é usar a geladeira para descongelar.
Por quê? Dessa forma, seu alimento vai ficar livre de qualquer bactéria. Fora isso, comidas expostas ao clima podem passar direto da descongelada para estragado.
Abrir o congelador depois de queda de energia
Caso a energia na sua casa caia, a melhor coisa a se fazer é manter tanto a geladeira quanto o congelador fechado pelo maior período de tempo possível. Isso porque o ar gelado ainda vai permanecer ali dentro, então evite abrir nessas situações.