Experiências com o chá de Ayahuasca: saiba tudo

O chá de Ayahuasca é procurado em vista das suas propriedades farmacológicas, as quais permitem a expansão do subconsciente, isto é, o indivíduo consegue acessar memórias internalizadas em um nível profundo e de difícil acesso da mente humana, o que propicia uma melhor análise de si mesmo e uma maior percepção de questões interiores e externas.

O uso da Ayahuasca é originário de tradições dos povos amazônicos milenares e, hoje, é utilizado em rituais espirituais, religiosos e sagrados de outras religiões, caracteristicamente sincréticas.

Exemplos dessas religiões são: Santo Daime, União do Vegetal e A Barquinha. Além disso, é importante destacar que, para finalidade religiosa, no Brasil, a Ayahuasca é legalizada pelo Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas ou CONAD.

Segundo relatos, ao tomar a Ayahuasca, os indivíduos começam a ter visões (ou mirações) de memórias e de questões internas, como se fosse uma espécie de encontro o próprio interior.

Com isso, a pessoa consegue compreender determinados problemas e sentimentos, acessando a origem daquilo e conseguindo buscar uma resolução daquilo que a incomoda.

Cada pessoa possui um tipo de reação, podendo ser um pouco mais desagradável para certo indivíduo do que para o outro, haja vista que cada pessoa tem a sua singularidade e as suas próprias vivências.

Segundo o ponto de vista científico, o chá de Ayahuasca possui propriedades que agem diretamente no Sistema Nervoso Central, fazendo com que haja o aumento de níveis de hormônios que dão sensações de felicidade e de prazer, como serotonina, dopamina, norepinefrina e epinefrina e, também, é responsável pela ativação de regiões adormecidas do cérebro (ação da DMT presente nessa bebida).

Alguns estudiosos, creem no potencial terapêutico antidepressivo e ansiolítico da Ayahuasca.

É válido ressaltar, mais uma vez, que cada pessoa possui um tipo de experiência e, por isso, logo abaixo serão pontuados acerca de reações positivas e negativas de pessoas que fizeram uso de Ayahuasca. Continue a leitura para conferir!

AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS COM O USO DO CHÁ DE AYAHUASCA

ayauashca

Aqueles que vivenciaram boas experiências, abordam acerca da possibilidade do encontro com o eu interior, tendo a experiência de conversar consigo mesmo, entendendo qual foi o ponto de partida responsável pelo desencadeamento de certo sentimento, de determinada forma comportamental, entre outras questões que abrange todo o indivíduo como ele é hoje.

Em vista disso, a pessoa atinge a capacidade de se autoconhecer e de se autoanalisar, e, assim, pode tentar resolver questões específicas (as quais causam algum tipo de aflição e/ou angústia) e se libertar delas também, o que é, extremamente, importante para a saúde mental, espiritual e física de qualquer ser humano.

Além disso, a pessoa pode alcançar o ápice da sensação de relaxamento, de felicidade, de paz interior e de tranquilidade.

O chá de Ayahuasca permite o indivíduo a reviver lembranças, criando uma reconexão com sentimentos primitivos que o faziam bem, como memórias da infância.

Dessa forma, há a capacidade de rever quais são os valores da vida mais importantes.

Entretanto existem, também, relatos de pessoas que tiveram experiências agoniantes, tanto no que diz respeito aos aspectos físicos quanto aos aspectos mentais.

Algumas pessoas podem acessar e relembrar emoções ou sensações que causam dor, sofrimento, tristeza, trauma e raiva, podendo levar ao medo, à ansiedade e até a surtos psicóticos.

É muito comum, como efeito colateral, o desencadeamento de taquicardia, diarreia, náusea, vômito, convulsão e aumento da pressão.

Portanto, bem como indivíduos os quais obtiveram ótimas experiências, existem aqueles que tiveram péssimas reações e não desejam, de forma alguma, repetirem tal experiência.

CONCLUSÃO

O efeito poderoso do chá do Santo Daime ou chá de Ayahuasca, sob a mente humana, é alvo de muita curiosidade, pois existe o desejo, de muitos, em passar por um processo de profunda reflexão interior, para se autoconhecer e se autoanalisar, buscando a sensação de paz e felicidade com a libertação de determinados sentimentos.

Entretanto, nem sempre a experiência é positiva, pois pode haver o surgimento de memórias dolorosas e traumáticas, além de efeitos colaterais físicos significativos.

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *