Faringite: o que é? Como evitar?
O nome pode parecer estranho, mas com certeza você conhece esse probleminha muito bem. Saiba o que é faringite e como evitar
Conhecida como a doença da metrópole, a faringite atinge principalmente as pessoas que vivem em grandes centros urbanos, por causa do contato contínuo com a poluição, ar seco e o estresse. Mas afinal, o que é faringite? Antes que expliquemos para você, responda essas simples perguntas: Você já sentiu dor ao engolir? Já acordou com a garganta inflamada? Já sentiu coceira e irritação na região da garganta? Se as respostas forem sim, as chances de você já ter passado pela faringite são altas, mas também pode ter sido um simples resfriado. Para não ter mais confusão, vamos explicar tudo sofre faringite e como evitar.
O que é faringite?
Para entendermos o que é faringite precisamos saber o que é faringe. Faringe é um órgão tubular localizado atrás das cavidades nasais. Tem aproximadamente 15 centímetros e se estende até o início da garganta. Tem funções respiratórias e digestórias, ou seja, ela é basicamente responsável pelo trânsito de ar e alimentos.
Já a faringite é o nome dado quando a região da faringe está inflamada, e é por esse motivo que sentimos dor na garganta (localização da faringe). Existem dois tipos de faringite, a viral e a bacteriana. Entenda cada uma:
Faringite viral: Esse é o tipo mais comum da faringite, pois é causa por vírus, ou seja, você está muito mais vulnerável em se contaminar. É mais comum contrair a faringite viral no inverno, uma vez que, as pessoas costumam se aglomerar em locais fechados. O tratamento é mais simples e requer pequenos cuidados.
Faringite bacteriana ou streptocócica: é transmitida através da bactéria Streptococcus A. Esse tipo de faringite geralmente é causa pelo contato com secreção nasal ou saliva de uma pessoa contaminada. É muito comum quando uma pessoa da família contrai, transmitir para todos os outros membros. Seu tratamento é feito através de antibióticos e é mais demorado.
Sintomas da faringite
A faringite em sua forma leve, nesse caso, a viral apresenta os seguintes sintomas:
- Dor
- Irritação
- Coceira
- Dificuldade para engolir
- Inchaço e vermelhidão no interior da boca
Já a faringite streptocócica é mais greve e é cometida, além dos sintomas listados antes, por mais estes:
- Náuseas
- Calafrios
- Febre
- Dor de cabeça
- Perda de apetite
- Dor de ouvido
Como evitar a faringite?
As vezes é impossível fugir de nos contaminar com essas doenças, mas cuidados simples no seu dia a dia serão muito uteis para evitar dores de cabeça no futuro. Confira algumas dicas para evitar a faringite.
- Evite compartilhar objetos pessoais, assim como copos e talheres.
- Lave sempre as mãos, se possível com álcool em gel.
- Evite ambientes fechados
- Evite encostar a boca em bebedouros e telefones públicos
- Limpe sempre objetos de uso comum. Ex: Controle remoto, teclado de computador, telefones.
- Umidifique sua casa
A faringite pode pegar de surpresa, mas com alguns cuidados diários você vai evitar esse contratempo. Se o sintomas te incomodarem muito a melhor maneira é procurar um médico. Evite se automedicar.
Gostou da matéria? Você já teve faringite? Conte pra gente como foi ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Até a próxima pessoal.