Finasterida: Funciona mesmo? Quais os efeitos colaterais?
Aprenda tudo sobre o Finasterida, como combate a calvície, efeitos colaterais e muito mais, clique e conheça!
O texto de hoje vai te informar sobre o conhecido Finasterida, um medicamento muito usado nos últimos anos para tratar a calvice, mas temos que ter cuidado com qualquer medicamento. Saiba mais sobre seu funcionamento no organismo e os resultados que ele pode causar.
O que é Finasterida?
Finasteria é um inibidor de testosterona, na verdade da transformação (inibidor da 5-alfa redutase) de um tipo de testosterona em outro (dihidro-testosterona) que é 10x mais potente como hormônio, reduzindo a ação desse. Isso ajuda na prevenção da queda de cabelo em homens pois a queda de cabelo é relacionada com a atividade da testosterona.
A Finasterida inicialmente começou a ser usada no tratamento hiperplasia prostática, um problema que causa nos homens o aumento da próstata, e nesses tratamentos os pacientes começaram a perceber que a queda de cabelo diminuiu e em alguns casos nascimento de mais cabelo. A partir daí começaram estudos mais avançados em laboratórios sobre esses efeitos e assim lançaram o medicamento com o uso apropriado para a calvície masculina.
Finasterida funciona mesmo?
Finasterida foi um medicamento desenvolvido e testado em laboratórios no mundo todo, ele apresenta sim sinais de melhora na queda de cabelo, que é um grande problema para os homens, os estudos mostraram percentuais consistentes dessa melhora e em alguns casos até o nascimento de cabelo novo, aumentando assim o volume, mas isso depende de pessoa para pessoa, assim como efeitos colaterais também.
Em estudo realizado sobre a eficácia da Finasterida, homens de 18 a 41 anos de idade com calvície suave a moderada foram submetidos a testes. Dentre os voluntários, 66% dos homens que fizeram uso da droga durante 2 anos apresentaram aumento no crescimento de cabelo; 83% mantiveram ou incrementaram a contagem dos fios.
Os efeitos colaterais são raros e estão relacionados com a esfera sexual: dificuldade de ereção, diminuição da libido (desejo sexual) e diminuição do volume do esperma. Ocorreram em cerca de 1,7% dos homens que participaram do estudo tomando Finasterida e em 1,2% dos que tomaram placebo (remédio falso). Com a interrupção do tratamento, os efeitos colaterais desaparecem. Mulheres em idade fértil não devem usar a Finasterida devido ao risco de feminização de fetos masculinos.
Follixin – melhor que o finasterida
Um produto que tem feito sucesso contra a calvície e com muito menos efeitos colaterais é o famoso Follixin, clique e conheça:
Quais os efeitos colaterais do Finasterida?
Há muita discussão e boatos sobre os efeitos do Finasterida. Pois alguns pacientes que fizeram o uso do medicamento por anos tiveram resultados ruins e efeitos colaterais mais sérios como impotência, redução da libido e redução do volume ejaculatório, problemas temidos pelos homens.
Há vários anos que um grupo de médicos nos EUA tem pedido que esta droga saia do mercado. Nos seus consultórios têm surgido dezenas de homens com impotência, ausência de libido e desaparecimento das características sexuais masculinas (perda dos pêlos corporais, aparecimento de seios, perda de massa muscular). O incomum é que os sintomas não desaparecem. Por vezes as vítimas apenas se recuperam ao fim de mais de sete anos, mas ocorreram casos em que não houve recuperação e as vítimas acabaram por se suicidar.O urologista Andre Guilherme Cavalcanti aconselha pacientes que apresentem alguma disfunção erétil durante o tratamento a procurarem um médico. “Como esse efeito colateral é incomum, é importante investigar se não há outras causas para aquele problema. Às vezes, o remédio só potencializou uma dificuldade já existente.”
Efeitos no longo prazo
Quem faz o uso prolongado da finasterida pode apresentar problemas no fígado, apesar de raro e normalmente o paciente já tinha o fígado comprometido. Por isso os médicos pedem que a cada seis meses façam exame no fígado para avaliar o estado.
Lembrando que qualquer medicamento que você deseja tomar, primeiramente consulte um médico especializado que te indicará o remédio apropriado para seu problema específico.
Bom caros leitores e leitoras, esperamos tê-lo ajudado com este texto, para maiores dúvidas e sugestões nos deixem comentários!
O uso realmente da resultado enquanto o usa, porém após parar com o medicamento o cabelo volta à cair. E realmente como no seu texto, esse medicamento causa muitos colaterais pois interfere na produção de testosterona. Gostei de seu artigo.