Florianópolis: Um dos melhores destinos turísticos do Brasil
Conheça cantinhos especiais da capital catarinense que encanta pela beleza
Florianópolis é daquelas cidades que quando a gente visita e precisa voltar para casa sempre deixam um gostinho de quero mais. Os motivos são os mais variados e vão dos sabores e paisagens à cultura e à conectividade com outras cidades e praias catarinenses incríveis.
De Itapema até a capital, são quase 80 km, aproximadamente 1h30 de deslocamento, pela BR-101, dependendo do trânsito. Então, é relativamente um destino bem perto para aproveitar de um bom passeio. Imobiliárias em Itapema também podem dispor de imóveis para facilitar a locação.
A lista de opções e dicas para quem curte e já conhece ou para quem ainda quer conhecer a Ilha da Magia é bem extensa. Bom, mas o que muita gente questiona é se por ser uma Ilha terá praia para todos os lados. E a surpresa é que é justamente ao contrário. Por lá, há áreas costeiras sem praia, mas com atrativos igualmente agradáveis e voltados para todos os bolsos.
Beira-Mar Norte e seus encantos
Vamos começar falando da Beira-mar Norte. Por lá você encontra, por exemplo, a Ponte Hercílio Luz, uma das últimas pontes suspensas do mundo, totalmente restaurada e aberta à visitação, especialmente no final de semana.
Tem ainda o Mercado Público, o Centro Histórico, o Calçadão da Felipe Schmitd e as igrejas do tempo do Brasil Império. Isso sem contar a Casa de Câmara e Cadeia, que passou recentemente por restauração e fica ali, bem pertinho do Mercado.
E por falar em Mercado, diria que quem visita a Ilha pela primeira vez tem que passar pelo menos uma tarde ou um dia por ali. Aproveitando a gastronomia dos bares e restaurantes e conhecendo as lojinhas com os mais variados tipos de produtos locais, rendas e artesanatos. Tem também o mais famoso mercado de peixes de Santa Catarina e uma ala com frutas, verduras e aromas da terra mais “manezinha” do Brasil.
A Ilha histórica
Mas esse “Pedacinho de terra perdido no mar”, como diz a letra de “Rancho de Amor à Ilha”, o hino oficial da cidade de Florianópolis, que vale muito a pena ouvir, por ser ainda uma obra prima do Poeta Zininho, onde vai fazer você se encantar ainda mais pela cidade, Florianópolis reserva lendas e histórias magníficas a seu respeito.
Você sabia que a praia do Campeche recebeu o piloto e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry – Autor de O Pequeno Príncipe? E que lendas e histórias de bruxas povoam o imaginário do Ilhéu até os dias de hoje? Até na política Florianópolis tem seu espaço. Foi na praça XV, bem pertinho da figueira centenária e da Catedral Metropolitana, que aconteceu a chamada Novembrada, episódio que integra o processo de abertura democrática do Brasil.
O Campeche – Sul da Ilha
Se você vai à praia do Campeche, dá até para ficar imaginando como era na época em que o escritor francês esteve por aqui. Mas, sem deixar de perceber como tudo está moderno. O Sul da Ilha vem crescendo na preferência dos turistas e dos investidores e já apresenta estrutura que não deixa nada a desejar se comparado com opções mais tradicionais de quem visita Florianópolis como os Ingleses, a Daniela ou Jurerê Internacional. As praias têm areia branca e fofa e o mar aberto atrai visitantes de todas as partes do mundo.
A Lagoa e Santo Antônio
Outros dois cantinhos especiais de Florianópolis que não podem ser esquecidos e merecem ser curtidos pelos visitantes são a Lagoa da Conceição e Santo Antônio de Lisboa. Por lá além das belezas da própria Lagoa e do casario histórico, no caso de Santo Antônio, há uma infinidade de restaurantes, para todos os gostos e bolsos e locais agradáveis para passear com a família e os amigos.
Praia da Joaquina e suas lindas dunas
As lindas dunas são a grande atração da praia da Joaquina ou da “Joaca” como é conhecida. Por lá é praticado o chamado sandboard. Descer os enormes montes de areia, com uma belíssima vista do mar, é diversão na certa. A praia da Joaquina também é a praia dos esportes e dos surfistas. No inverno eles também costumam frequentar o local.
A famosa Jurerê Internacional
A praia de Jurerê Internacional fica em um bairro no norte da cidade, que é bem badalado e de classe alta. As baladas estão entre as opções mais procuradas durante a noite e até um passeio pelas ruas é de tirar o fôlego, já que são muitas as mansões ao longo da praia. O local já foi chamado até de Beverly Hills do sul do Brasil.
Ao chegar na praia de Jurerê, veja que do lado direito estarão restaurantes, bares e demais atrativos para a família. Já à esquerda, haverá mais agitação e muitos beach clubs. Se for pela manhã, aproveite para dar um mergulho nas calmas águas de lá, além de aproveitar uma praia muito limpa e com boa estrutura de banheiros, restaurantes e demais serviços.
Trilha da Lagoinha do Leste
Essa é uma das opções para quem é radical. A Praia da Lagoinha do Leste é considerada uma das mais bonitas de Florianópolis, mas é preciso fazer uma trilha para chegar lá e é necessário contratar um guia. Aliás, se prepare: a praia é totalmente deserta: não há nenhuma estrutura de venda de bebidas ou de guarda-sol. O passeio pode ser por um caminho mais leve ou no nível hard, para profissionais. Vale muito a pena conversar com o guia para chegar nas paisagens mais deslumbrantes da praia.
Gostaram das dicas? Sugestões podem deixar nos comentários