Foco no cliente: os setores que apostaram nisso e só crescem

Conheça alguns dos setores da economia que mais crescem e se desenvolvem, conquistando a confiança dos clientes e garantindo um lugar de destaque 

Todo o mundo já ouviu alguma vez na vida a máxima de que “O cliente tem sempre a razão”. Ainda que seja discutível em alguns casos, a frase serve como inspiração para que as empresas valorizem a opinião do cliente e façam de tudo para obter um bom feedback. Só assim é possível expandir um negócio, seja ele online ou offline, levando em consideração a opinião do público e aumentando as chances de a empresa ter cada vez mais sucesso. 

Nos últimos tempos, sobretudo com a disseminação e a popularização da Internet, o número de setores da economia com foco no cliente só aumentou. O setor de entretenimento, por exemplo, com jogos e cassino Brasil online e o setor de compras e vendas são alguns dos exemplos de nichos que estão em constante crescimento e que precisam do “boca a boca” virtual por parte do público para crescerem cada vez mais. 

Se antigamente os vizinhos comentavam sobre as boas compras e aquisições entre as pessoas do próprio bairro, hoje em dia, com a presença online dos consumidores, a vizinhança é o mundo inteiro; e é possível ler reviews e feedbacks da maior parte dos produtos e plataformas antes de consumi-los, aumentando a chance de fazer boas escolhas. 

A experiência do cliente no mundo digital 

Sem dúvidas, o desenvolvimento das tecnologias revolucionou, além de muitas outras coisas, o modo de consumo das pessoas. Alguns setores da economia conseguiram perceber essa mudança, focando na ampliação de plataformas online e nas inovações necessárias para conquistar um tipo de consumidor que, por vezes, é mais exigente. 

Tendo em vista que o consumidor virtual tem mais tempo para realizar uma compra, seja ela qual for, desde um produto físico até um curso online, ele pode estar mais atento a detalhes que normalmente não seriam tão relevantes assim num espaço físico. Investir em um bom atendimento ao consumidor no pós-vendas, para garantir um feedback positivo por parte dos clientes, é um dos pontos principais para garantir que uma empresa se desenvolva economicamente. 

Ramos que mais se expandiram 

No meio dessa chuva de oportunidades, alguns ramos têm se destacado mais do que outros. Nesses casos, as empresas conseguiram entender completamente quais eram as necessidades e os receios por parte dos consumidores, assim, foi possível alavancar esses setores da economia de forma ágil e eficiente. 

Confira agora alguns dos setores que mais souberam aproveitar as oportunidades de desenvolvimento: 

Clubes de assinatura periódica

A grande sacada dos clubes de assinatura periódica é reconhecer que o consumidor, em muitas das vezes, gosta de pagar uma assinatura fixa para “ser surpreendido”. Desde maquiagens, acessórios, até o setor alimentício, por exemplo, com a assinatura de vinhos, esse setor tem se destacado pela inovação. 

Além dos consumidores não terem a necessidade de escolher sempre o que vão comprar, o que eliminaria o fator surpresa, muitas vezes os produtos vêm acompanhados de uma curadoria de um especialista indicando possíveis harmonizações, no caso dos vinhos, ou mesmo são direcionados para um determinado público, no caso de produtos de beleza que levam em consideração as características do público escolhido.

Setor financeiro

Com o aumento considerável do interesse da população pelo mercado financeiro e das demandas crescentes de produtos desse gênero, são muitas as empresas que aproveitaram para surfar nessa onda. Além dos vários YouTubers deste setor, as famosas fintechs, empresas que buscam apresentar soluções financeiras inteligentes para “problemas tradicionais” surgem em uma alta velocidade. Muitas startups também apostam nesse modelo de negócio para alcançarem não apenas o consumidor final, mas também outras empresas!

Mercado de EaD

O mercado de Educação a Distância, principalmente depois dos últimos anos em que as pessoas passaram a estar cada vez mais tempo em casa, adotando novos modelos de home office, cresceu incomparavelmente em relação aos anos anteriores. As plataformas que já adotavam o modelo anteriormente saíram na frente, mas isso não foi um impeditivo àquelas plataformas “estreantes” na modalidade que souberam aproveitar a chance de investir numa nova perspectiva de educação. 

Sem dúvidas, esse foi um dos setores da economia que mais se destacou nos últimos tempos, tanto no que diz respeito a cursos tradicionais, como faculdades e pós-graduações quanto no que se refere a cursos “livres” em plataformas mais genéricas de distribuição de conteúdo, sobre alguns temas como finanças, emagrecimento, marketing digital e saúde, por exemplo.

Desenvolvimento de ferramentas online

Outro ramo que conquistou um espaço de destaque no setor econômico foi o do desenvolvimento de ferramentas online. Nos mais variados moldes, essas ferramentas procuram facilitar a vida dos clientes em alguns pontos importantes, como: 

  •   Planejamento: diversas ferramentas de planejamento estão disponíveis na Internet. Desde programas para o computador que permitem a organização de ideias entre equipes até aplicativos de celulares que facilitam a criação de agendas eletrônicas, cadernos de anotação etc.; 
  •     Saúde: outro mercado em plena ascensão é o de aplicativos de saúde para o público, e já há aplicativos que conseguem ajudar no acompanhamento nutricional, aplicativos de treinos tanto para academias quanto para treinos em casa, aplicativos de controle de problemas de saúde crônicos etc.; 
  •       Produtividade: outras ferramentas de sucesso dizem respeito à produtividade individual ou de empresas, por exemplo, ajudando as pessoas a gerirem tarefas e visualizarem listas do que têm para fazer de maneira simples e prática — muitas vezes sendo possível o compartilhamento dessas listas.

 

 

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *