BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Gestão de estoque: veja como a terceirização ajuda sua empresa

Abrir um negócio na internet tem várias vantagens em comparação aos modelos tradicionais. No que se refere à gestão de estoque, a facilidade é atender aos pedidos sem ficar com muito capital de giro parado.

A questão é que, com o crescimento do negócio, há cada vez mais a necessidade de ter produtos armazenados para enviar aos clientes. É aí que a terceirização desse serviço entra, sendo uma excelente forma de manter a disponibilidade de atendimento sem implicar elevação dos custos.

Como funciona? De que forma o estoque terceirizado auxilia a ascensão de sua loja on-line? Responderemos essas perguntas neste artigo. Confira!

Afinal, o que é a gestão de estoque?

gestao do estoque

A gestão de estoque é o controle dos produtos armazenados para atender às demandas dos consumidores e aproveitar ao máximo as oportunidades. Por isso, é um fator fundamental para a geração de receita.

Para e-commerces, a prerrogativa é a mesma: você precisa ter os itens em estoque para enviá-los ao cliente sempre que houver uma compra. Caso haja muitos produtos em falta, os consumidores se afastam e tendem a adquirirem da concorrência. Por isso, o gerenciamento dos estoques interfere tanto na vantagem competitiva do seu negócio.

No entanto, é preciso atingir um equilíbrio, afinal, se a quantidade armazenada for muito grande, representa capital de giro parado. Em outras palavras, o dinheiro aplicado na aquisição de materiais fica retido, sem possibilidade de ser empregado em outras ações, como aumento do mix de produtos ou realização de novos investimentos.

O que é o estoque terceirizado?

O estoque terceirizado consiste em contratar um distribuidor que ficará responsável pelas mercadorias e terá o dever de enviar os pedidos e controlar o inventário. Assim, sempre que uma compra for feita no site, os produtos são separados e despachados pelo seu fornecedor.

Esse processo ocorre assim que um pedido entrar no site e o distribuidor for avisado pelo sistema. A partir disso, ele executa as atividades pelas quais é responsável dentro do conceito chamado pick & packing, que inclui a embalagem, montagem de kits e até impressão de notas fiscais e etiquetas fixadas nos pacotes. 

Você também pode escolher somente a armazenagem, se preferir. Nesse caso, terá a estrutura física do distribuidor à sua disposição e a chance de escolher uma empresa de logística para a distribuição. 

De toda forma, os produtos serão guardados e organizados dentro do WMS (warehouse management system, ou sistema de gerenciamento de estoque). Essa solução ainda é integrada ao ERP (sistema de gestão empresarial) para facilitar o envio de pedidos, emissão de notas e controle dos dados.

Como o estoque terceirizado ajuda sua empresa?

A terceirização da gestão de estoque contribui para o sucesso do negócio de diferentes formas. Além de simplificar as atividades, você foca no que é realmente necessário. 

gestao do estoque

Entre os principais benefícios estão:

  • redução de custos da mercadoria, já que os valores de armazenamento e distribuição estão embutidos no valor pago mensalmente e é abatido entre todas as vendas realizadas;
  • diminuição do prazo de entrega, visto que o distribuidor é especializado e executa os processos com rapidez;
  • redução de gastos com mão-de-obra, por se tornar desnecessário manter uma equipe especializada para a operação do estoque;
  • melhor organização dos produtos, com consequente redução do tempo de separação do pedido;
  • aumento da margem de lucro nas operações realizadas, já que os gastos são reduzidos, o que significa que seu lucro por unidade é elevado sem mexer no preço final;
  • capacidade de focar nas atividades estratégicas, isto é, em vez de se preocupar com o estoque, você tem tranquilidade para cuidar do atendimento aos clientes, pós-venda, contratação de melhores fornecedores e outras ações indispensáveis para o sucesso de um e-commerce.

Perceba que existem muitas vantagens ao optar pela gestão de estoque terceirizada. Ao contar com profissionais especializados, você tem mais segurança e qualidade, pois conta com uma equipe experiente e tecnologia de ponta. O resultado são processos ágeis e integrados, com um controle preciso das entradas e das saídas.

Gostaram das informações?

Sugestões e dicas podem usar os comentários.

 


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *