Herpes labial – aprenda aqui como evitar e curar
Explicamos tudo sobre herpes labial com dicas super eficientes.Veja como evitar e o que fazer se você pegar.
Hoje vamos falar de um problema de saúde que é mais comum do que se imagina, porém é preciso tomar cuidado para que não vire algo mais grave. O Herpes é uma doença infecciosa e e contagiosa causada por um dos 8 sub-tipos de vírus da Herpes. Cada sub-tipo da Herpes causa uma doença completamente diferente da outra. Neste artigo veremos como evitar e como proceder depois que você já estiver com a Herpes labial, uma doença quase comum. Basta seguir as orientações abaixo e você ficará a salvo dos problemas “herpianos”. Vamos lá:
SINTOMAS DA HERPES LABIAL
- Iniciando: Este é o primeiro sintoma de que você tem a doença. O local onde foi infectado começa a coçar e ficar vermelho. Este sintoma pode durar alguns dias ou algumas horas e é o melhor momento para começar a se tratar.
- Inflamação: Vírus começa reproduzir e infectar as células, no final do nervo. Com isso, as células até então saudáveis começam a reagir, inchando a boca e ficando ainda mais vermelho.
- Vermelhidão: Esta fase é definida pelo aparecimento de pequenas, duras, pápulas e vesículas inflamadas que podem coçar e são dolorosamente sensível ao toque. Com o tempo piora podendo expandir para bochechas e nariz.
- Lesão aberta: Depois essas mesma feridinhas quase que inofensivas estouram e se abrem. E é neste momento que devemos mais ter cuidado. É muito contagioso quando as feridas já estão abertas, além de serem ainda mais ruins para nossa saúde, podendo causar febre alta.
- Formação de crostas: Após abrir as feridas, elas começam a se fechar com crostas formadas pelo nosso próprio corpo, que servem para curar a herpes labial. Tome cuidado, não mexa ou vai retardar o processo de cura.
- A cura: O próximo passo é a criação de pele por baixo das crostas. Nesta fase é normal muita coceira e dor. Lembre-se, mesmo depois a herpes ainda pode se alastrar.
COMO TRATAR?
O processo descrito acima é o que acontece se você não fizer nada para curar a doença, mas vamos ver o que fazer quando é diagnosticado com herpes labial:
- O primeiro passo é aplicar desde o inicio dos sintomas um medicamento a base de aciclovir, como o Zovirax, por exemplo. Faça a aplicação de 4 em quatro horas, dando pausa durante a noite.
- Finalmente, durante a manifestação da doença e seus sintomas desagradáveis, faça uma compressa de gelo sobre as vesículas de herpes labial, pois isso permite diminuir a dor e o desenvolvimento do vírus.
Esta é uma doença realmente muito desagradável, principalmente pelo fato de ser contagiosa, por isso, trate o quanto antes!
Dicas em vídeo
No vídeo abaixo, mais algumas informações interessantes sobre o Herpes, confira:
Obviamente, as dicas aqui apresentadas são apenas em caráter informativo, o ideal é procurar seu médico o quanto antes, para que ele lhe indique o melhor tratamento para herpes labial a seguir.
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!