Hidroquinona: funciona? quais os efeitos e riscos?

Conheça tudo sobre a hidroquinona e o que ela pode fazer pela sua pele.Efeitos, riscos e muito mais

A Hidroquinona é um produto muito utilizado pelas mulheres para clarear a pele. Ela promete acabar com as manchas que insistem em tomar conta do rosto e comprometer a aparência, como é o caso dos melasmas, das sardas e dos melanose solares.

A Hidroquinona é usada no tratamento de manchas de pele. (Foto: Divulgação)
A Hidroquinona é usada no tratamento de manchas de pele. (Foto: Divulgação)

Hidroquinona funciona?

Sim! Quando usada adequadamente, a Hidroquinona realiza o clareamento gradual das manchas, corrigindo a hiperpigmentação causada pela produção excessiva de melanina.

Se o tratamento com hidroquinona for realizado adequadamente, os primeiros resultados positivos podem ser vistos em dois meses de aplicação regular. Ou seja, as mulheres que usam a substância notam que a pele fica mais bonita, livre de imperfeições e com uma cor uniforme.

Embora seja um poderoso agente contra manchas de pele, o composto de hidroquinona precisa ser prescrito por um dermatologista.

 

Como usar Hidroquinona?

No início, a aplicação de hidroquinona na pele manchada deve ser bem leve para não causar irritações, coceiras e vermelhidões. Com o tempo, é possível aumentar a quantidade do produto, conforme as recomendações do médico.

O ideal é aplicar hidroquinona 2 vezes por dia, sem exagerar na camada.

Quais os efeitos?

A Hidroquinona nada mais é do que um composto orgânico aromático, que funciona como uma poderosa substância despigmentante. Ela é capaz de bloquear o acúmulo de melanina e também impedir a produção dos pigmentos.

O tratamento das manchas de pele com hidroquinona também é possível graças ao bloqueio da enzima tirosinase, considerada fundamental na formação da melanina.

Principais riscos da Hidroquinona

Quando usada de forma errada e sem prescrição médica, a hidroquinona coloca a saúde em risco. O composto pode causar hipersensibilidade da pele quando a mesma entra em contato com os raios solares. Neste caso, acontece o efeito rebote, pois o rosto fica mais propício ao aparecimento de novas manchas.

Como tantos outros medicamentos, a hidroquinona tem efeitos colaterais. O seu uso pode causar queimação, hipersensibilidade local, dermatite de contato e manchas escuras nas unhas.

O acompanhamento médico é a melhor forma de evitar os efeitos colaterais da hidroquinona.

Contraindicações

O tratamento com hidroquinona é contraindicado para crianças com menos de 12 anos, gestantes e lactantes. Pessoas que estão com alguma irritação na pele ou com queimaduras solares também devem evitar o produto.

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Isabella Moretti

Isabella Moretti é estudante de Publicidade e Propaganda e apaixonada por escrita.Trabalha como web writer há mais de seis anos. Além do Comofazer.etc.br, também tem textos publicados no Mundo das Tribos, Sempre Tops e Muito Chique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *