Minha casa minha vida: como funciona, como se inscrever, aprenda tudo aqui!

Quer comprar sua casa própria? Explicamos tudo sobre o programa do governo minha casa minha vida, quem pode fazer, como funciona, tudo mesmo, clique e confira!

O governo atual, tem feito muita coisa errada, muito roubo, muita corrupção,  e etc. Mas uma coisa que não dá pra negar é que investiram bastante na questão da casa própria. Um exemplo forte disso é o programa chamado Minha casa minha vida, que vem dando moradia para muita gente que não tinha condição, pelo Brasil afora. Se você quer ter sua casa e não conhece o programa, chegou a hora de aprender tudo sobre ele. Confira a seguir conosco.

minha casa minha vida

O que é o programa minha casa minha vida ?

É muito simples.O Minha Casa Minha Vida é o maior programa habitacional da história do Brasil. O programa foi criado para diminuir o déficit habitacional brasileiro e facilitar o acesso a casa própria para famílias com renda de 3 a 10 salários mínimos. Nesse programa, o governo federal, através da caixa econômica federal, ajuda na compra do imóvel, subsidiano parte do financiamento. Isso é feito através de acordos diretos com as construtoras, o que acaba barateando o valor dos imóveis. Veja quem pode participar abaixo.

Quem pode se inscrever nesse programa?

Existem alguns pre requisitos a serem cumpridos.O Minha Casa, Minha Vida pode ser contratado por pessoas cuja renda familiar seja de até dez salários mínimos. As famílias que recebem de zero a três salários mínimos são as mais beneficiadas: elas recebem subsídio integral dos custos do seguro habitacional, necessário para a contratação de financiamentos, além da isenção dos custos de cartório para registro de imóveis.

O valor mínimo da prestação é R$ 50. Porém, a pessoa pode comprometer apenas 10% da renda familiar, em financiamento que se estende por, no máximo, 10 anos.Mas já é de grande ajuda não é verdade?

As condições para se inscrever, resumindo, são:

1. Estar morando em uma cidade com no mínimo 50 mil habitantes;
2. Não ter imóvel nem financiamento de imóvel ou de material de construção;
3. Não pode fazer parte do Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT) nem do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN);
4. Nunca ter recebido benefícios de programa habitacional;
5. Não ser arrendatário do Programa de Arrendamento Residencial (PAR);
6. Não ser funcionário da Caixa nem ser casado com quem trabalha lá.

Como funciona e como se inscrever

Existem alguns passos a serem seguidos:

-Para realizar o cadastro, é necessário que o interessado compareça no Departamento de Habitação na caixa economica federal com CPF, RG, certidão de nascimento própria, certidão de nascimento dos filhos, comprovante de residência e comprovante de renda (se tiver). Para quem for casado é necessário CPF, RG e certidão de casamento.

Pelo programa Minha Casa Minha Vida você tem chance de conseguir uma parte da entrada do imóvel paga pelo governo, ou paga taxas de juros menores ou tem desconto em um seguro obrigatório do financiamento.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as informações tenham sido claras e que vocês consigam morar em sua casa própria com o programa minha casa minha vida,ok? Dúvidas e sugestões, podem deixar nos comentários ok?

Ah e ajude nosso site a crescer, clicando ali na caixinha de curtir do facebook —->

 

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

6 comentários sobre “Minha casa minha vida: como funciona, como se inscrever, aprenda tudo aqui!

  1. gostária de tirar uma dúvida, quem já possui uma casa, porem ela não tem documentação legal, essa pessoa pode se inscrever no programa para obter outra casa? pois tenho filho e gostária de me inscrever para que a casa ficasse para ele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *