Moça com o brinco de pérola: Conheça verdade sobre a joia da “Mona Lisa holandesa
A obra mais famosa de Johannes Vermeer, carrega muito mistério e charme
Mona Lisa é uma das obras mais famosas de todos os tempos, criada pelo magnífico Leonardo da Vinci. A obra foi iniciada em 1503, desde então serviu de inspiração para vários meios artísticos, como livros, filmes e seriados envolvendo a obra.
Mas também existe uma outra Mona Lisa, que possui um grande prestígio mundial artístico. Estamos falando de Meisje met de Parel, conhecida mundialmente como a Mona Lisa Holandesa.
A obra foi criada por Johannes Vermeer em 1665, e ficou conhecida por possuir traços delicados e específicos. Ela tem a capacidade de demonstrar emoções através da pintura.
Com olhar enigmático, a Mona Lisa Holandesa se tornou uma das obras mais recriadas no mundo inteiro.
E não para por aí, na obra um objeto se sobressai e ganha holofotes de todos os amantes de arte. Estamos nos referindo ao brinco de pérola, utilizado por Meisje durante a pintura.
Conheça agora um pouco mais sobre essa obra, suas características e o que a fez ter tanto destaque no mundo da arte!
Pintura de gênero
Johannes Vermeer, nasceu em 1632 e viveu a denominada “era de ouro da arte holandesa”. Com conceito de arte barroco, ele pintava sempre cenas do cotidiano, o que passou a ser chamado de pintura de gênero.
Sempre muito bem carregada de cenas da vida caseira de mulheres. Geralmente, as obras eram compostas por donas de casa em afazeres domésticos, assim como A Leiteira (1657).
Por mais que hoje seja muito reconhecido, Johannes pintou poucas telas durante a vida. Apenas duas foram assinadas, sendo elas A Alcoviteira (1656) e O Astrônomo (1668).
Apenas 35 telas de Johannes foram reconhecidas como autênticas. Dentre todas elas, a Mona Lisa do Norte é a mais famosa. Ela está à mostra no Mauritshuis, em Haia.
O interessante das obras de Johannes é que ele usava técnicas simples, mas que trouxeram a sua arte uma identidade. Ao invés de linhas, ele preferia usar pontos de luz, esses que formavam a imagem.
Um exemplo bem aplicado disto é o próprio brinco, criado com pequenos detalhes de luz que fazem alusão a uma pérola. Visto de longe, parece uma joia cheia de detalhes e contorno, mas basta aproximar para enxergar o ponto de iluminação.
A moça com o brinco de pérola
Pouco se sabe sobre a imagem que essa bela arte carrega, uma moça de olhar sereno, castanho, lábios entreabertos e um mistério em torno de seu humor. Impossível descrever se ela está triste ou feliz.
O fundo escuro da tela contrasta com as cores da figura da Mona Lisa, que bem simples carrega como adereços um lenço na cabeça e o famoso brinco de pérola.
A pérola é uma das joias mais utilizadas de todos os tempos. No passado, era muito usada por pessoas da alta classe. Isso fez com que a joia se tornasse um objeto simbolizante do poder.
Na ilustração da pintura de Meisje, a pérola destacada foi criada a partir de um ponto de luz. Johannes adorava criar ilustrações poéticas em suas obras.
O destaque da joia foi tão grande, que a obra se tornou conhecida como a moça com o brinco de pérola. A imagem talvez tenha feito tanto sucesso porque há o contraste da moça simples carregando a joia.
Como já dissemos, as pérolas, principalmente na sociedade antiga, carregavam uma imagem de poder e riqueza. Atualmente, elas ainda trazem sofisticação e elegância, mas também ganharam várias adaptações que vão desde o estilo despojado ao clássico.
Assim como na obra, que também teve uma adaptação de um objeto considerado nobre em um estilo simples. As sugestões de looks com pérolas, nos dias de hoje, são ousadas e muito estilosas.
Para os Holandeses, o quadro vai muito além de uma simples obra de arte. O mistério envolvendo a moça com o brinco de pérola tomou conta em todo o país.
Além disso, é uma das obras holandesas que mais tiveram destaque e carrega muito afeto e carinho de seus conterrâneos. Por carregar a cultura e o retrato de mulheres reais da época.
Todos queriam saber um pouco mais sobre a tão misteriosa mulher retratada na arte. O sucesso foi tão grande, que em 2004 o diretor Peter Webber fez um filme contando uma história fictícia da moça.
O seu enredo baseia-se na história de uma camponesa que vive em um ambiente machista e opressor. Mas acaba se atraindo pela arte do pintor e juntos criam várias paletas de cores.
No meio da trama, ela se vê obrigada a posar para ele, sendo expulsa de casa logo após o término da obra.
Como percebemos, a moça com o brinco de pérola é uma das obras com maior destaque mundial. Seus traços únicos são reverenciados até hoje entre os especialistas de arte moderna e contemporânea.
Confira mais curiosidades como essa em nosso blog, que está repleto de artigos para te deixar por dentro do mundo da moda!