Moda vai e vem: 3 tendências de décadas atrás que voltaram para o topo (e que você vai amar!)
Ao contrário do que todo mundo pensa, a moda feminina não se move de maneira linear: especialistas em tendências afirmam que a “linha do tempo” da moda é melhor representada por uma espiral, onde tendências vem e vão de maneira circular. Ao mesmo tempo que o que é considerado tendência hoje será considerado “brega” ou “fora de moda” daqui a alguns anos, o que era moda décadas atrás e depois saiu de moda já está voltando a ser considerado tendência, em versões atualizadas e adaptadas – mas claramente influenciadas pelas tendências anteriores.
Peças como a blusa tie dye, modelos de calças mais largas e até mesmo sapatos e acessórios são alguns exemplos de roupas femininas que vieram diretamente dos anos 70, 80 e 90 para o topo das tendências dos anos 2010. Se você quer saber um pouco mais sobre esse retorno, continue lendo que preparamos uma listinha com as nossas 3 favoritas!
Mom jeans
Caracterizada principalmente pela sua cintura mais alta e modelagem mais soltinha, a calça mom jeans leva esse nome por ser uma releitura dos modelos de calça mais comuns nas décadas de 70, 80 e início das 90 – épocas de nascimento e juventude da maioria das mães dos tempos atuais.
Com sua inspiração vintage, a mom jeans é perfeita para ocasiões mais casuais e confortáveis, principalmente quando combinada com camisetas soltinhas e um bom tênis. Mas basta combinar com um salto poderoso e uma blusinha mais arrumada e ela também fica perfeita (e muito confortável) para ocasiões mais especiais, como um encontro com as amigas no bar ou aquele encontro com alguém especial.
Tie dye
Super popular nos anos 70 e no início dos anos 80, principalmente entre os hippies da época, as peças tie dye estão voltando com tudo! Seu nome vem do inglês e significa, em tradução livre, “tingimento por amarração”, e descreve a técnica usada para o tingimento das peças – que eram amarradas em pontos específicos e depois mergulhadas na tinta, criando o efeito mesclado que caracteriza o estilo.
Peças como a camiseta tie dye e o moletom tie dye combinam com ocasiões bem casuais e dias mais quentes de verão, e são perfeitos para looks mais confortáveis e tranquilos, combinados com shorts e calças mais soltas e tênis ou rasteirinhas.
Coturno + meia arrastão + choker
O terceiro item é uma combinação de acessórios, que podem ser usados juntos ou separados. Inspirados diretamente pela cultura do rock e do punk dos anos 80 e 90, o coturno, a meia arrastão e o choker são acessórios ousados e cheios de atitude, que adicionam irreverência em qualquer look, mas que quando combinados com peças mais neutras ou casuais, proporcionam um ótimo balanço entre a simplicidade e a ousadia.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre quais tendências foram resgatadas de décadas atrás? E quais você acha que serão as próximas a voltar? Conta pra gente aqui nos comentários, e se você quiser mais dicas de moda e estilo, navegue pelo blog!