Motorista de Ônibus – o que é preciso para tirar carteira?
Coloquem o cinto e se preparem para sair daqui sabendo tudo sobre a carteira de motorista e como tirar a sua.
O que é Carteira Nacional de Habilitação?
Também conhecida como CNH, a Carteira Nacional de Habilitação é o documento que comprova que você está apto para dirigir. Ele é obrigatório para qualquer pessoa que deseja conduzir um veículo e é divida em seis categorias (a, b, c, d, e) sendo que as primeiras são obrigatórias para poder obter as demais.
Quem pode tirar a CNH?
Todo cidadão maior de 18 anos que saiba ler e escrever.
Quanto Custa?
Cada Estado tem uma taxa diferente para emitir a Carteira Nacional de Habilitação, além dos custos com a autoescola. Por isso, o valor total pode variar.
Onde tirar a CNH e quais são os documentos necessários?
O órgão responsável para tirar a CNH é o Detran mas são as autoescolas que formam os novos motoristas. Então vá até o Detran ou na autoescola em sua cidade com os seguintes documentos:
-
Original e cópia da Carteira de Identidade (RG);
-
Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
-
Original e cópia do comprovante de residência (conta de luz, de telefone, bancária ou outra que contenha o nome da pessoa e seja recente);
-
Duas fotos 3×4.
Você vai passar por exames médicos e psicotécnicos e um teste teórico sobre legislação de transito mecânica e primeiros socorros, só depois de aprovado você pode fazer o exame prático de direção. Passando em todos os testes você recebe a permissão para dirigir (provisoriamente) e depois de um ano recebe sua carteira de motorista definitiva.
As categorias da carteira de motorista – CNH:
Agora antes de ir tirar sua carteira conheça um pouco mais sobre as categorias.
-
Na categoria A estão os condutores de veículos de duas ou três rodas;
-
Na categoria B estão os carros de passeio e outros veículos com lotação máxima de oito lugares;
-
Já a categoria C é para os condutores de caminhões e veículos utilizados para o transporte de carga com peso acima de 3 toneladas e meia;
-
A categoria D é para os condutores de ônibus e veículos utilizados no transporte de passageiros;
-
E a categoria E para dirigir veículos articulados como reboque o semirreboque.
As categorias A e B você pode tirar ao mesmo tempo. As demais somente com outros cursos específicos que você se informa na autoescola.
Depois dessa explicação está se sentindo o próprio Barrichello? Pois é como dizem: Devagar e sempre. Bom, a carteira de motorista se tornou indispensável para o cotidiano e espero que essas dicas tenham auxiliado quem tinha dúvidas sobre a CNH.
Deixem nos comentários suas experiências nas provas da autoescola ou se você conseguiu fazer algum amigo tirar a carteira. Até mais.