BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Musculação faz mal? Conheça os beneficios e perigos da musculaçao!

Compartilhe:

Quer fazer musculação e tem medo? Mostramos aqui se musculação faz mal mesmo ou é mito.Clique e confira conosco!

 

No mundo atual, as pessoas tem se preocupado cada vez mais com sua saúde corporal, seja por que querem viver mais ou seja por que querem ter mais qualidade de vida.

Quando se quer melhorar o corpo, fazer uma atividade física, ou perder peso, uma das atividades que as pessoas costumam adotar, é com certeza a musculação.Mas afinal, o que é efetivamente a musculação? Quais os benefícios? E afinal de contas, musculação faz mal?

É basicamente isso que tentaremos responder aqui nesse artigo.Vamos lá?

musculacao

O que é a musculação?

 

Indo direto ao conceito, a musculação é uma atividade física que consiste em trabalhar a musculatura corporal, realizando exercícios contra uma resistência que pode ser empregada das mais variadas formas, como uma carga num halter ou numa barra longa, num aparelho com baterias de placas, tensores elásticos, aparelhos de ar comprimido, ou simplesmente contra a força da gravidade.

Os principais benefícios da musculação são:

 

– Previne dores nas costas e melhora a postura

– Elevar a taxa metabólica

– Melhora a circulação e pode diminuir a pressão arterial

– Aumento da massa muscular

– Redução da gordura corporal

– Mantem a pele esticada em caso de emagrecimento

– Aumento da densidade óssea

– Alivia os sintomas da artrite

 

Musculação faz mal?

musculacao faz mal

Pois é, via de regra, toda atividade física é benéfica para a saúde, mas é preciso tomar alguns cuidados. Se você é portador de algum problema na coluna por exemplo, pode fazer musculação normalmente, desde que não a force em flexão ou extensão exagerada. O melhor é fazer musculação na posição deitada, onde a sua coluna não está sob a ação da gravidade. Além disso, é sempre bom lembrar-se de que, se for pegar algum peso na posição em pé, faça-o com o peso o mais próximo possível do corpo e com os joelhos dobrados.Mas existem alguns problemas conhecidos:

 

Fraturas: novamente o excesso de carga (não adianta tentar apressar o processo) e o erro na técnica (é preciso ter mais consciência) são os causadores da maioria das fraturas em pessoas que praticam musculação.

 

Fadiga: quem apressa seus treinos ou utiliza uma cargas elevadas demais para a sua capacidade, o que infelizmente acontece bastante por aí, pode entrar em um processo de fadiga rapidamente, o que não ajuda no treinamento.

Lesões: treinos executados de forma incorreta, sem a supervisão de um profissional e com carga inadequada, pode causar lesões nas articulações e até mesmo nos músculos.

Lesões crônicas: o treinamento precoce, por tempo prolongado, pode acarretar lesões crônicas, principalmente nos joelhos e na coluna vertebral. Nos joelhos, pode ocorrer uma lesão conhecida como Osgood-Schlatter, devido à sobrecarga nessa região. Quanto à coluna vertebral, o maior problema são as alterações que ela pode sofrer com o treinamento, devido à pressão que recebe, em especial quando se realizam exercícios em que é preciso levantar pesos acima da cabeça — estes são os mais perigosos e, por isso, não são recomendados.

Para quem usa suplementos como o jack3d ou produtos que não são recomendados com receita médica, aí sim podem surgir problemas.Evite esses tipo de suplemento,ok?

No fim das contas, o ideal mesmo é que antes de partir para a musculação, que você consulte um médico ortopedista, e verifique se está tudo bem com seu corpo.Além disso, ele pode indicar quais exercícios seu biotipo necessita mais, dando as coordenadas para seu professor da academia ou seu personal trainer,ok?

 

Conclusão

Bom, espero que o artigo tenha sido interessante, e que voce tenha conseguido absorver boas informações, e realmente entendido que musculação faz mal, se e somente se, você exagerar e não seguir as recomendações médicas,  em todos os outros casos ela é um execelente exercício, que faz muito bem para a saúde! Portanto, se você quer malhar e está com preguiça, terá de arranjar outra desculpa! =D

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *