Notebooks x tablet: como escolher

 

Se estiver pensando em investir em um aparelho portátil para trabalho, estudo ou entretenimento, você pode estar passando por um dilema: qual será o gadget que vai atender as minhas necessidades: um tablet ou notebook?

A primeira coisa a ter em mente, é deixar bem claro qual será o perfil de uso. Ao pensar em tablets e notebooks, isso é ainda mais importante, já que os benefícios são bem distintos.

Os tablets têm a vantagem de oferecer ainda mais portabilidade do que os notebooks. Por serem mais leves e menores, podem ser levados para qualquer lugar sem maiores problemas. Isso torna a utilização em ambientes públicos mais fácil além, é claro, de serem bem mais discretos. Além de serem bons pra jogos, como o brazino jogo da galera que é top

Excelentes para leitura de conteúdo digital como livros e revistas, os tablets podem ser utilizados para digitação de pequenos textos, como e-mails ou notas, sem apresentar dificuldade por conta da tela touchscreen.

A visualização de sites e vídeos é mais agradável na tela dos tablets.

comprar tablet barato

Outra vantagem é em relação às fotos. Guardar as imagens dos slides da aula, por exemplo, é mais simples graças as câmeras disponíveis na grande maioria dos tablets.

O notebook sai na frente em alguns quesitos em relação ao tablet. O principal é poder de processamento. Executar aplicações mais pesadas, como editores de vídeo, pode não ser uma tarefa fácil para os tablets. O mesmo serve para games que exigem mais capacidade de hardware.

Isso traz um problema, já que para garantir um processamento maior, os notebooks podem ter uma duração de bateria menor do que os tablets.

Um fator importante a favor dos notebooks é a comodidade. Embora uma capa com teclado possa melhorar a digitação nos tablets, se você precisa redigir grande quantidade de texto diariamente os teclados dos notebooks ainda são mais confortáveis.

Os notebooks também apresentam mais conexões. Portas USB, HDMI, leitores de cartão, gravadores de ou DVD/Blu-Ray podem fazer a diferença para quem precisa exportar grandes quantidades de arquivos com facilidade.

Outra categoria de dispositivos portáteis tem chamado a atenção por unir o melhor dos dois mundos. Os híbridos, também conhecidos como notebooks conversíveis ou 2 em 1, apresentam mais uma opção para quem está pensando em adquirir um aparelho para mobilidade.

Os gadgets deste tipo são caracterizados pela tela touchscreen junto ao teclado. O display pode girar por completo ou ser destacado para ser utilizado como um tablet.

Os híbridos possuem uma maior capacidade de processamento do que os tablets, mas mantêm uma boa autonomia de bateria em relação aos notebooks, já que possuem uma melhor eficiência energética.

A Microsoft é uma das empresas que mais aposta nesse segmento. A algum tempo ela já tem apresentado declarações para a unificação do sistema para diversas plataformas. Por isso, híbridos com Windows são os mais encontrados no mercado.

O modelo Inspiron 13 Série 7000, da Dell, é um bom exemplo disso. Ele possui 500GB de HD, 4GB de RAM e uma tela de 13,3 polegadas touchscreen que gira 360 graus para transformá-lo em um tablet. O processador é um Intel Core i5 e a autonomia de bateria, segundo a empresa, é de até 8 horas de uso contínuo.

Já o ASUS T100TA possui tela touchscreen destacável de 10.1 polegadas, processador Intel Atom Z3775, 2GB de RAM 500GB de HD na versão notebook e 32GB de armazenamento (expansível) na versão tablet. De acordo com a fabricante, ele tem duração de até 11 horas de uso contínuo.

Se você quer um gadget apenas para ler, acessar sites ou executar tarefas que não precisam de grande capacidade de hardware, como ver vídeos ou jogar games simples, a melhor escolha são os tablets. Eles são mais portáteis, possuem uma maior autonomia de bateria e são mais práticos.

Agora, se você vai trabalhar com softwares pesados, como edição de fotos e vídeos precisa digitar longos textos e vai utilizar o dispositivo sempre perto de uma tomada, considere comprar um notebook. Eles possuem um maior poder de processamento e apresenta um maior conforto.

Mas lembre-se: seja qual gadget escolher, opte por marcas reconhecidas e configurações que atendam as suas necessidades. Aparelhos muito baratinhos ou do tipo “xing-ling” podem ocasionar mais dor de cabeça do que benefícios.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *