Tendências recentes em SAST e DAST

Veja as principais tendências das práticas tradicionais SAST e DAST e como elas e dicas para fortalecer senhas estão afetando a segurança digital contemporânea.

Com cada vez mais usuários presentes na internet, os perigos enfrentados por eles se tornam cada vez mais presentes, com Dicas para Fortalecer Senhas e ferramentas para maior segurança surgindo logo atrás, para combater o ambiente virtual atual. Entender a importância da segurança digital e quais são as tendências mais efetivas é fundamental para podermos navegar com confiança na internet.

Parte desse entendimento é saber o que são DAST e SAST, não só como metodologias de segurança, mas como criaram bases para ferramentas de proteção ao usuário, e não apenas um ciclo de produção inteiro. 

O que são SAST e DAST?

Ambos são metodologias e paradigmas que englobam diversas práticas durante o ciclo de produção. SAST tem seu foco em torno da análise estática de códigos-fontes de aplicações, na tentativa de achar brechas derivadas de erros de sintaxes ou de lógica, sem nem mesmo executar o projeto.

Tendências recentes em SAST e DAST

Por outro lado, DAST é similar, mas fundamentalmente distinto, tendo um foco na análise de uma aplicação em execução em um ambiente de teste seguro, utilizando simulações de ataques de agentes maliciosos, de forma de evitar falsos positivos e identificar vulnerabilidades encontradas em falhas de aplicação e devida segurança.

Desafios do SAST e DAST tradicionais

As práticas SAST e DAST unidas se provaram por anos serem eficientes no combate preventivo de possíveis ataques de agentes maliciosos na internet. Mas com o avanço tecnológico e uma mudança profunda no desenvolvimento e nas plataformas utilizadas, com um foco cada vez maior na nuvem, o estilo tradicional precisou mudar suas medidas para se acomodar no ambiente moderno atual.

O mais distinto entre esses desafios é sua aplicação antiquada em diversas plataformas, com medidas SAST e DAST sendo aplicadas após o ciclo de produção inteiro, sem muita consideração de como as etapas de criação de uma aplicação podem afetar a segurança do produto final.

Além do fator metodológico, há de se considerar problemas como falta de integração e comunicação entre diversos setores, ou até mesmo entre usuários. Isso se tornou um recorrente tema na noção tradicional do uso de SAST e DAST, não sendo o suficiente para combater os diferentes estilos de ataques virtuais de fácil acesso, que surgiram no decorrer dos últimos anos. 

Tendências recentes em SAST e DAST

Com os desafios enfrentados no uso tradicional dessas metodologias, muitas pessoas se questionam O que são DAST e SAST e como utilizá-los de maneira mais inteligente, com diversas soluções e dicas para fortalecer senhas surgindo com o passar do tempo.

Uma das maiores tendências que visam conciliar os problemas enfrentados pela forma mais tradicional de verificação de segurança de uma aplicação foi o esforço de integrar cada etapa da produção com as outras. 

Isso surgiu de uma necessidade de uma visão mais ampla da necessidade de segurança em aplicações mais modernas, onde uma vulnerabilidade pode surgir em qualquer aspecto e em diferentes etapas do ciclo de produção. 

Integração de SAST e DAST com DevSecOps

Com a integração do SAST e DAST na produção, DevSecOps se torna cada vez mais relevante para o cenário contemporâneo virtual de segurança digital. Utilizando a metodologia com uma ênfase não só na produção, como também na segurança de uma aplicação, diversas ferramentas se beneficiaram com um segurança muito acima da média, apenas utilizando algumas medidas de organização a mais.

Além das dicas para fortalecer senhas e dos exemplos destacados de integração, como a comunicação entre diferentes setores e uma mudança de paradigma com relação à importância da segurança em todas as etapas de produção, DevSecOps também se encaixa perfeitamente bem com a mudança das ferramentas utilizadas atualmente.

Com a constante automação das checagens SAST e DAST, por meio de plataformas ou ferramentas que realizam essas checagens em tempo real, a metodologia de DevSecOps se beneficia por conseguir integrar em larga escala os benefícios oferecidos por conta dessas novas tecnologias.

O futuro da segurança de software

O futuro da segurança de software está na integração de medidas preventivas em diversas etapas da produção, unidos com novos paradigmas de segurança que se adaptam com relação à diversidade de agentes maliciosos na internet atual. 

Também destaca-se a automação proveniente de ferramentas que utilizam as metodologias comprovadas SAST e DAST em um ambiente digital integrado moderno. Com não só verificações em tempo real de vulnerabilidades, mas também explicitando-as de maneira coesa e compreensível, dá destaque aos verdadeiros problemas.

A Rain Forest se destaca no mercado de segurança de softwares, por oferecer todos os elementos fundamentais para a garantir a segurança digital sem a sobrecarga de informações irrelevantes, ou sem a desorganização dos elementos essenciais para entender quais os perigos enfrentados por seus usuários.




Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *