Óleo de girassol – quais os benefícios para saúde? Clique e confira!
O óleo de girassol é um produto extraído das sementes da planta e normalmente usado para preparar alimentos. Ele possui alto teor de vitaminas A, B e E. Sua composição também tem gorduras poli-insaturadas (ômegas 3 e 6), cálcio, fósforo, potássio e magnésio.
Benefícios do óleo de girassol
Confira a seguir os principais benefícios do óleo de girassol:
Ajuda a emagrecer
O óleo de girassol é um grande aliado para o emagrecimento porque suas propriedades contribuem com a sensação de saciedade. Além de reduzir a vontade de comer durante a refeição, ele também é rico em fibras, um nutriente que torna a digestão mais demorada.
Melhora o intestino
As fibras presentes no óleo de girassol, quando chegam ao intestino, grudam nos açucares e gorduras. Elas contribuem para a saída dessas substâncias do corpo e com isso melhoram o trânsito intestinal.
Previne colesterol ruim
O óleo de girassol previne colesterol ruim graças ao fato de ser rico em ômega 9, uma gordura que garante uma série de benefícios ao organismo.
Contribui com o bom humor
O óleo de girassol pode ser tão poderoso quanto o chocolate para deixar uma pessoa bem humorada, isso porque ele é rico em triptofano, precursor da serotonina, que por sua vez é um hormônio que estimula o bem-estar e alegria.
Faz bem para a pele
Graças a vitamina E e aos ácidos graxos, o óleo de girassol tem o poder de aumentar a elasticidade da pele.
Diminui as chances de câncer
Alguns estudos sugerem que, o magnésio e o selênio, presentes no óleo de girassol, são capazes de diminuir as chances de câncer. Isso acontece porque estas substâncias induzem os reparos no DNA da pessoa.
Como comprar e consumir óleo de girassol?
Uma loja bem bacana que costumo comprar é a Natue, clique no botão e confira os preços deles:
O óleo de girassol é muito utilizado para substituir o óleo comum, mas pesquisas mostram que este tipo de troca na culinária pode fazer mal à saúde. O perigo existe porque, quando aquecido, óleo de girassol passa por modificações moleculares que favorecem o desenvolvimento de câncer.
O modo mais recomendado de consumir óleo de girassol é acrescentando duas colheres (sopa) do produto no prato salgado depois de pronto. Massas e ensopados são boas pedidas.
O óleo de girassol é o principal ingrediente da Terapia do Girassol, uma técnica que consiste em bochechar o produto pela manhã durante 15 minutos todos os dias. Este hábito simples pode ajudar a tratar dores de cabeça, tromboses, úlceras de estômago, dores de dente, problemas cardíacos, problemas renais e bronquite.