Óleo sintético ou semissintético? Aprenda como escolher o lubrificante ideal para sua máquina
Escolher o produto adequado para lubrificar os motores dos equipamentos das fábricas é um grande desafio para quem trabalha na indústria. Com tantas opções de lubrificantes no mercado é preciso estar bem informado.
Uma das principais dúvidas costuma ser como escolher corretamente entre óleo sintético e o semissintético. Confira algumas dicas para tomar a melhor decisão entre esses dois tipos lubrificantes industriais:
Como escolher entre óleo sintético e semissintético
O primeiro passo para você acertar na escolha do lubrificante industrial é ter em mente as necessidades de sua máquina. Então é preciso que você conheça muito bem:
- Saiba como ela funciona
- Quais as condições de pressão
- Quais as temperaturas internas
- Potência do motor
- Como precisa ser a viscosidade
- Leia sempre atentamente o manual
- Entre outros fatores
Ciente de todos esses detalhes, será muito mais simples fazer a escolha acertada entre óleo sintético para máquinas e semissintético. Confira como se comportam esses dois tipos de lubrificantes industriais:
Óleo sintético
É um produto derivado do petróleo. Formado por uma mistura composta por hidrocarbonetos que passam por refinarias para serem purificados e selecionados.
O óleo sintético prolonga a vida útil das máquinas industriais ao reduzir o atrito entre peças internas. Isso ocorre porque esse tipo de lubrificante combate o resfriamento desses componentes.
Perfeito para motores potentes que requerem sempre a mesma viscosidade
O uso é recomendado em potentes motores que trabalham em variações intensas de temperatura e pressão. O óleo sintético também é recomendado para lubrificar superfícies metálicas.
Se você precisa de uma viscosidade constante, independente da temperatura interna do motor, então o óleo sintético é o mais adequado para sua seu equipamento industrial.
Óleo semissintético
Esse tipo de lubrificante é considerado multiviscoso. Ou seja, pode ser usado em qualquer tipo de motor. Como o óleo semissintético é produzido por meio da mistura do óleo mineral com o sintético, ele possui o diferencial de rapidamente adaptar a viscosidade ao funcionamento do motor (e também a qualquer temperatura).
Recomendado para motores potentes com altas rotações
São recomendados, em casos de rotação altas, em motores potentes. Assim como os óleos sintéticos, eles também impedem o atrito e combatem o arrefecimento das peças internas do maquinário. O que preserva também o bom funcionamento dos equipamentos por mais tempo.
O maior diferencial do óleo sintético é não permitir tanta carbonização interna. Além disso, quando você dá partida no motor, ele evita o atrito excessivo entre as peças internas. Isso ocorre mesmo quando a maioria do óleo está no reservatório em repouso.
Dicas para lubrificar corretamente com óleo sintético
Índice de viscosidade
Se o objetivo é usar o óleo em altas temperaturas, a dica é escolher os que possuem índices elevados de viscosidade. Como são resistentes, eles não oxidam e impedem a formação de borras
Excesso de óleo lubrificante pode estragar as máquinas
É melhor pecar por excesso do que por falta. Quando o assunto é manter o maquinário industrial funcionando corretamente, essa afirmativa é totalmente equivocada.
Isso porque qualquer lubrificação em excesso pode destruir o mancal quase que imediatamente a aplicação. O mesmo irá ocorrer com as engrenagens.
Independente de ser lubrificante sintético ou não, o exagero na quantidade provoca uma agitação prejudicial no óleo. Dessa forma, o produto irá provocar um aquecimento da substância e gerar espumas. E aí o estrago está feito!
A recomendação é, sempre consultar o manual da máquina, antes de começar a lubrificação. Por mais que o óleo sintético seja o recomendado nas instruções, é necessário utilizar a quantidade certa para não danificar seus equipamentos.
Falta de lubrificação abrevia a vida útil do equipamento
O outro extremo também é prejudicial à saúde das máquinas. Ou seja, não lubrificar os motores de tempos e tempos irá fazer com que elas superaqueçam e desperdicem energia elétrica.
Sem contar que o atrito entre as peças internas irão danificá-las. E assim os gastos com manutenção aumentam. E mesmo assim, não irá demorar muito para o maquinário ser aposentado de vez e renovado posteriormente.
Eu sou apaixonado por carro mas nunca tinha visto a diferença entre esses dois óleos valeu ai pelas informações Obrigado