Olhos e pele exigem cuidados no verão
O verão está chegando e, para muita gente, o período é sinônimo de férias e muito bronzeado. Mas com a chegada do verão, costumam aparecer com mais frequência doenças como micoses, acnes solares, queimaduras, insolação, além de crescer a incidência de conjuntivites, alergias oculares e ceratites.
A plataforma de agendamento de serviços médicos Beep Saúde traz para você algumas dicas de como prevenir as mais comuns que acometem olhos e pele no verão. Confira:
Cuide da saúde dos olhos
os problemas oculares causados pelo sol podem ferir a córnea, o que provoca a sensação de desconforto e vermelhidão. Nessa época do ano, é preciso ficar alerta quanto aos cuidados específicos que podem assegurar dias mais felizes na estação mais quente do ano.
- Use colírio lubrificante
Colírios lubrificantes podem te ajudar a manter a saúde dos olhos em dia. Em ambientes como piscinas, o problema é o cloro. Já nas praias, há risco de a areia atingir os olhos, e tanto um como o outro causam irritações. Para amenizar, a melhor medida é aplicar colírio lubrificante depois de deixar a praia ou a piscina. Converse com seu oftalmologista e peça que indique um colírio para essas situações.
- Evite mergulhar de olhos abertos
Também é preciso evitar mergulhar de olhos abertos em mares e piscinas, já que nem sempre a água desses locais são realmente limpas, além do fato de que o cloro e o sal irritarem o globo ocular.
O calor também aumenta a temperatura das águas, e isso favorece a proliferação de bactérias causadoras de conjuntivite. Assim, se for mergulhar, mantenha os olhos fechados ou use óculos de mergulho.
- Fique atento ao uso de lentes de contato
Os cuidados precisam ser redobrados para quem usa lente de contato. Isso porque ela fica em contato direto com a córnea e, portanto, qualquer contaminação pode gerar ou agravar lesões.
- Cuidado com cremes na área dos olhos
Durante as altas temperaturas é imprescindível o uso de filtro solar. Porém, evite passá-lo muito próximos aos olhos. Protetores e outros cremes podem causar irritação, gerar desconforto e até lesões.
- Use óculos escuros
os óculos irão proteger sua visão dos raios solares. Porém, fique atento e bem longe dos óculos piratas. Eles podem não oferecer real proteção contra os raios UV e deixa-lo suscetível a queimaduras e danos à retina que podem inclusive, causar cegueira.
- Mantenha a higienização das mãos e evite aglomerações
É importante lavar sempre as mãos. Evite também o contato das mãos com os olhos. Dê preferência aos ambientes abertos e evite aglomerações. Além disso, use também bonés e chapéus para proteger os olhos.
Saúde da pele
A pele precisa de cuidados redobrados no verão, já que a exposição excessiva ao sol a deixa mais sensível.
- Use filtro solar
O uso de filtros solares com fator de proteção solar (FPS) a partir de 15 é indicado para proteger a pele dos raios solares, mas precisam ser reaplicados de duas em duas horas. Deve-se optar por filtros solares com FPS mais altos porque as pessoas dificilmente reaplicam o produto no intervalo correto além de fazerem uso de uma quantidade menor do que a ideal.
- tome banhos mais curtos
Os banhos também devem ser mais breves no verão para que a água não agrida a pele. Preferencialmente, a água deve estar em temperatura ambiente ou morna, e com pouco sabonete para não retirar a proteção natural. Se a pele estiver bronzeada, deve-se evitar o uso de buchas.
- Hidrate a pele
Logo após o banho, use um creme hidratante para evitar o ressecamento cutâneo. Para quem tem a pele mais ressecada, o aconselhável é usar os hidratantes em creme. Já aqueles que possuem a pele mais oleosa e com acne, o melhor são os hidratantes em gel, principalmente para o rosto.
- Fique atento aos horários para tomar sol
Quem gosta do verão para se bronzear deve ficar atento aos horários. O mais indicado é pegar sol até às 10h da manhã e depois das 16h, pois nesses horários é menor a incidência dos raios causadores do câncer de pele.
- Fique atento à higienização do corpo
Para manter uma pele saudável no verão, mantenha uma boa higienização nas áreas do corpo que são quentes e úmidas, como virilhas e axilas. Assim, você evita a proliferação de fungos que dão origem às micoses e outras dermatites da pele mais comuns nessa época do ano.
Seu bem estar é coisa séria, por isso é importante cuidar-se o ano todo. Assine a newsletter da Beep Saúde para receber informações sobre saúde e ficar por dentro das novidades.