Patchwork – aprenda aqui o que é e como fazer, de forma super fácil!
Mostramos de forma super fácil, o que é o patchwork e como que se faz, com um passo a passo super simples.
Quem gosta de coisas para casa e de artesanato com certeza já ouviu falar em patchwork.Mas nem todo mundo sabe do que se trata, e tem curiosidade em saber como se faz.Para essas pessoas é que foi feito esse artigo, vamos explicar o que é e como se faz, esse tal de patchwork.Vamos lá?
O que é patchwork
A palavra é derivada do inglês, que a grosso modo pode ser interpretada como “trabalho de retalhos” ao pé da letra.O patchwork e quilt é um trabalho manual muito antigo. Desde a época do Egípicios antigos já vemos faraós usando roupas de patchwork e quilt desenhados nas paredes das pirâmides.
O resultado final do trabalho com patchwork sempre envolve uma sobreposição de três camadas que são: – o tampo,- quando os retalhos estão costurados entre si – o enchimento – o material usado para dar volume ao trabalho de patchwork como no caso, por exemplo, das almofadas. – o forro – tecido usado para dar um melhor acabamento.
Como fazer patchwork
Parece difícil, mas não é. A técnica de costura é tão simples que qualquer um consegue pontos perfeitos e encaixes exatos sem ter imensa paciência ou habilidade.Eu poderia ficar falando por parágrafos e mais parágrafos, mas acho que mostrar um vídeo explicando, pode ser muito mais produtivo e didático né?
Veja só
Cuidados ao fazer o patchwork
Existem vários cuidados que devem ser observados ao fazermos um trabalho assim, como por exemplo:
-A preparação dos tecidos, acessórios e de um espaço para criação é tão importante quanto uma boa ideia ou desenho, e fazem toda a diferença na hora de produzir.Escolha tudo antes.
-Tesouras, cortadores e outros objetos cortantes devem ser mantidos em um local seguro para evitar acidentes
-Sempre que acabar de fazer uma peça, revise todo o trabalho para, verificar manchas, riscos, linhas sem arrematar e etc…
-Prefira sempre materiais 100% algodão, e certifique-se que estejam lavados e passados antes de usar.
-Moldes, riscos e projetos devem ser guardados em uma pasta para não os perdemos, pois fazemos um trabalho hoje que poderemos querer repetir depois.
– Sempre que começar um novo trabalho coloque uma agulha nova na máquina isso evitará pequenos furos (por agulha rombuda), o que poderá comprometer seu trabalho final.
Conclusão
Bem caros leitores, espero que tenham curtido nossas super dicas sobre o patchwork, qualqquer dúvida ou sugestão, podem usar os comentários, beleza? Se o artigo foi realmente útil, que tal clicar em curtir ali na caixinha do Facebook? Não custa nada e nos ajudará a crescer,ok?
Voltem sempre, e leiam os artigos que sugerimos aqui embaixo: