BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Permuta, saiba mais deste método não convencional de negociar imóveis.

Compartilhe:

A permuta vem se ganhando cada vez mais espaço na hora de negociar imóveis, mas é um método de negociação nada convencional, entenda mais sobre o assunto…

permuta imovel

Crédito imagem: Pixabay

 

Que estamos vivendo uma fase financeira um tanto quanto complicada não é novidade alguma, mas não é necessário deixar de realizar o sonho de enfim adquirir a casa própria de lado por conta disso, a vários métodos de negociação para se fazer a aquisição de um imóvel e hoje vamos lhe mostrar um pouco sobre a permuta, que não é muito convencional mas está começando a ser utilizada há algum tempo.

Esse método pode ser usado para a negociação na compra de casas à venda no Jardim Social, carros e outros bens, mas o foco aqui é para imóveis!

Mas o que é permuta? Bom, a permuta é como se fosse um tipo de troca, exemplo: Vamos supor que eu tenha um imóvel no valor de 250 mil e queira vendê-lo para comprar outro e você tenha um imóvel que o valor é similar ao meu e deseje realizar uma troca, então você entra em contato comigo para fazer a permuta (negociação) pelo imóvel. Não é algo difícil de se entender mas também não é tão fácil de se fazer, pois não basta simplesmente chegar e trocar de casa com o coleguinha! Na permuta se há negociação de valores e a documentação, é algo sério, não é uma troca feita de boca e aperto de mão.

Vamos dar mais detalhes sobre a permuta para que você entenda do processo por completo.

Diferente da compra de um imóvel ou a venda, a permuta não utiliza o dinheiro como forma de pagamento obrigatoriamente, obviamente que tem como ser feito dessa forma mas o mais comum na permuta é ser pago com bens com o valor equivalente, ou seja, se pretende usar a permuta para obter um imóvel de 250 mil, terá que dar em troca um outro imóvel do mesmo valor ou valor similar, independentemente se está querendo uma casa, sobrado, apartamento ou terreno, o valor precisa ser igual ou similar, mas isso dependerá de como irá negociar com o outro lado de quem está envolvido na permuta.

É bem fácil em teoria e na prática nem tanto, tem que prestar muita atenção na documentação e no contrato, lembre-se de que esse método de negociação deve ser realizado por uma escritura pública, e relatar tudo o que foi negociado de forma muito clara.

A negociação também exige certa atenção, mas pode ficar tranquilo que vamos lhe ajudar com duas dicas para que tome cuidade e consiga fazer a permuta de imóveis de modo seguro, sem que passe por dificuldade ou problemas após o processo ser realizado.

Atenção – O contrato é algo muito importante que deve-se dar atenção total, para que nada escape de seu olhar, leia cada cláusula e se certifique de que consta no contrato a data de entrega do imóvel, se há algum tipo de pagamento em dinheiro em caso de desistência de uma das partes, necessidade de pagar a diferença no caso dos imóveis terem valores diferentes, condições de isenção de impostos e outros itens da negociação.

Entenda o porquê da permuta – Saber o real motivo pelo qual a outra pessoa está interessada em fazer a permuta é essencial, afinal pode ser pela região ser perigosa, vizinhança barulhenta, algum outro problema ou se ele simplesmente quer realizar a permuta por algum motivo pessoal que não tenha nada ver com a qualidade do local.

Apesar de tudo isso ser uma excelente opção é bom que fique ciente do lado não tão bom desse método, realizar a permuta e trocar o seu imóvel por um outro de seu interesse pode não ser um processo tão rápido assim, além de que não há tantas opções no mercado comparado a uma aquisição de imóvel normal e como é um tipo de troca, muitas das vezes podem ocorrer desentendimento entre as pessoas envolvidas na permuta em relação ao valor do imóveis envolvidos, então pesquise muito sobre os valores de casas como a sua para ter a certeza de que está cobrando um valor justo por ela e claro, antes de assinar o contrato faça uma vistoria no outro imóvel para se certificar que tudo está nos conformes como o que conta no contrato e boa sorte nessa sua jornada. E lembre-se que na hora da negociação é importante que você já tenha um valor em mente e um plano de ação, fale com firmeza e passe credibilidade para a pessoa que está negociando, isso facilita muito o processo!

 

E aí, curtiu o artigo, gostou de saber um pouco mais sobre esse método de negociação não convencional para se adquirir um imóvel? Então compartilhe em suas redes sociais com seus amigos que tem curiosidade ou interesse pelo assunto!!!

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *