Planilha de Finanças Pessoais
As planilhas de gastos são boas ferramentas para que você possa colocar as suas contas em ordem e eliminar de seu orçamento tudo aquilo que é desnecessário. Preparamos um artigo com o intuito de te ajudar a encontrar as melhores planilhas de finanças pessoais da internet. Confira as opções listadas.
Seja para aquelas pessoas que estão em dificuldades financeiras, buscam apenas economizar, ou simplesmente querem destinar as suas receitas de maneira mais consciente, anotar as tudo em uma planilha certamente irá lhe ajudar muito.
Planilha automatizada GuiaBolso
O site GuiaBolso disponibiliza a sua planilha online e automatizada, onde os dados dos usuários são atualizados diretamente da conta corrente e de cartões de crédito. É recomendada para quem não tem tempo e nem paciência para ficar atualizando os dados manualmente, ou não possui o conhecimento para isso. Ela trabalha com gráficos e categorias, resumindo e exibindo todas as informações de quanto dinheiro já foi gasto, e o que lhe resta para um panorama completo.
Planilha BM&FB BOVESPA
Uma ferramenta muito simples e ao mesmo tempo eficaz para o controle de gastos pessoais. A indicação fica para usuários que não possuem muito conhecimento em programas como o Excel, ou não querem trabalhar com algo muito complexo. Ela reúne em uma única aba o orçamento de todos os meses do ano. Você pode fazer anotações de: Ações, Tesouro Direto, Renda fixa, Previdência privada e muitas outras.
Planilha Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)
A planilha do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor trabalha com uma classificação de meses por aba. Ao fazer o download e abri-la, você encontrará as informações de uso e também definições de termos como receita líquida, despesas fixas e variáveis. Utilizando a aba “previsões”, você faz os seus planejamentos e pode acompanhar se não está gastando mais do que foi programado.
Planilha do site Dinheirama
O site Dinheirama desenvolveu uma planilha que permite que o usuário faça o upload de seus extratos bancários e todas as informações contidas são transformadas em relatórios e gráficos. Não há a necessidade de se preocupar com as categorias, pois será organizado de forma automatizada. Ela está disponível tanto para iOS quanto Android.
Planilha diária da revista INFO EXAME
Como o próprio nome diz, ela é destinada ao lançamento de gastos diários. Quem é daqueles que sempre acabam se perdendo nas compras em atividades do seu cotidiano, seja em gastos na padaria, refeições, bares, restaurantes, e etc. é possível que faça um bom uso através de seu formato. Os pequenos gastos, mesmo que diários, geram uma grande diferença em seu orçamento no final do mês, a melhor forma de controlá-los é através dessa ferramenta.
Dicas para ajudar no seu orçamento pessoal ou familiar
Você já sabe que anotar as suas despesas é fundamental para estabelecer um controle. Vamos as outras dicas que podem te ajudar a ‘sair do vermelho’, ou evitar entrar nele:
– Estabeleça as prioridades e um limite de seus gastos. A partir da planilha que você escolheu, fica mais fácil acompanhar o desenvolvimento do teto estabelecido.
– A poupança pode te ajudar a realizar os seus sonhos, e em caso de emergência, você pode utilizar o dinheiro para cobrir despesas imprevistas. Reserve uma parte de seu salário a prática de poupar, fará toda a diferença!
– Ao planejar as suas compras com antecedência, no supermercado, por exemplo, você evita gastos desnecessários.
– Serviços de seguros contra roubos ou perdas são investimentos, e não gastos, afinal de contas, pode sair mais barato ter um seguro do que ter que encarar as consequências de não ter um. Analise as suas contas, e verifique a possibilidade de contratá-los se assim desejar. Inclusive existem algumas corretoras que permitem comparar preços de seguros com outras empresas sem precisar sair de casa.
– Analise também as opções de transporte que você e sua família utilizam. Você pode fazer o cálculo levando em consideração informações como o valor dos impostos e da gasolina, manutenção do veículo, e etc. Veja se é possível economizar andando de ônibus ao invés de utilizar o carro, ou se vale a pena fazer o trajeto de casa para o trabalho a pé.