Como os pneus podem ajudar a economizar combustível?
Como os pneus podem ajudar a economizar combustível? Conhecer a relação entre borracha e eficiência energética ajuda você a fazer mais quilômetros com o tanque cheio: uma excelente notícia para o seu bolso e para o meio ambiente.
Aqui descobrimos como poupar mais combustível, tendo em conta os códigos que indicam a eficiência energética dos pneus: como ler a etiqueta e o que significa a classe energética dos pneus, bem como, quais as dicas para prolongar a sua vida útil.
Como os pneus podem ajudar a economizar combustível
Um fator fundamental que muitos não consideram quando se trata de dirigir de forma mais econômica com combustível é a escolha dos pneus corretos e sua pressão indicada no manual do veículo.
Os pneus que não são calibrados com a pressão correta podem causar gastos desnecessários de energia, portanto, lembre-se de verificar a pressão dos pneus regularmente para obter o desempenho ideal, o que também é importante para a sua segurança.
Pneus que não estão inflados corretamente dentro dos níveis de calibragem ideal, podem acabar comprometendo o desempenho do veículo, o que resulta em maiores gastos de combustível e possíveis acidentes na estrada.
A manutenção regular do veículo permite verificar o bom funcionamento de todas as peças, otimizando a circulação do combustível no interior do veículo e evitando o desperdício de energia.
Por exemplo, é preciso realizar o rodízio de pneus a cada 10.000 km, junto com o alinhamento das rodas e o balanceamento dos pneus (procedimentos que garantem a segurança na direção, bom desempenho do veículo e economia de combustível).
Que pneus escolher para reduzir o consumo de combustível?
Existe um pneu que atualmente se destaca em seu segmento em termos de baixa resistência ao rolamento: comprar pneu Michelin, o qual possui uma “Tecnologia inovadora”, o que também significa que este pneu é econômico (permitindo fazer mais quilômetros por litro).
Como usar a classificação energética dos pneus para economizar combustível?
A nova versão da Etiqueta Europeia de Pneus, que indica a classe energética do pneu, de A a E.
A União Europeia introduziu seu primeiro regulamento de rotulagem de pneus em 2012. Isso nos dá a oportunidade de falar sobre as oportunidades que os pneus oferecem para economizar combustível.
A atual etiqueta de pneus (atualizada em maio de 2021) está em conformidade com a última alteração do Regulamento de Rotulagem de Pneus da União Europeia, com uma escala de A a E para resistência ao rolamento (identificada pelo símbolo da bomba de combustível), onde A é o nível mais alto e E é o mais baixo em termos de desempenho.
A escolha de pneus classe A, ou seja, pneus com menor consumo de energia, permite reduzir significativamente o consumo de combustível.
Você também encontrará outras informações úteis na etiqueta do pneu:
- Uma classificação de aderência em piso molhado, também indicada em uma escala de A a E.
- Um ícone de alto-falante simbolizando o nível de ruído externo gerado pelos pneus em decibéis (dB).
- Alguns símbolos de pneus que indicam se são adequados para utilização na neve ou no gelo.
- A etiqueta apresenta um código QR que o consumidor pode digitalizar para acessar rapidamente outras informações do pneu.
Como economizar combustível?
Além de comprar o pneu correto para o seu veículo e realizar as manutenções necessárias, certas técnicas de direção são essenciais para reduzir o consumo de combustível do carro.
Em geral, quanto mais lento e constante você dirige, mais tempo dura o combustível. Este estilo de condução é conhecido como eco-condução, não só porque é barato no bolso, mas também porque é amigo do ambiente, porque vai emitir menos dióxido de carbono por quilômetro percorrido.
Ao manter o seu carro em boas condições, escolhendo os pneus certos e adotando hábitos de condução ecológica, pode reduzir o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono, bem como desfrutar de uma vida mais longa para os seus pneus!