Por que a páprica doce é tão popular? Conheça as características deste condimento!
Qualquer pessoa que se interesse pelo mercado de alimentos deve atentar-se para as diversas especiarias que existem, pois, o segredo para produzir um bom alimento está no tempero usado .
Neste artigo, vamos falar dos usos da páprica doce para quem trabalha com o ramo alimentício.
Dentre o universo de especiarias que temos em nossa culinária brasileira, podemos encontrar três variedades de páprica, sendo elas: a páprica picante, defumada e doce.
Apesar da aparência ser quase a mesma, com pouca variação no tom de vermelho, essas especiarias possuem gostos completamente diferentes e, quem tem um restaurante deve prestar atenção a essa diferença na preparação de suas receitas, pois, na busca de agradar os clientes, não podemos confundir os temperos.
As variedades de páprica que encontramos no Brasil podem ser mais avermelhadas ou até amareladas, por isso, devemos prestar atenção em qual a especiaria que utilizaremos em cada preparação de alimentos, já que, dependerá disso a criação da imagem de uma marca.
Do que é feita a páprica doce?
Basicamente, a páprica é feita de pimenta ou pimentão, mas a diferença está na preparação desses condimentos, pois, a picante usa tudo que esses alimentos têm a oferecer, enquanto a páprica doce utiliza somente algumas partes desses legumes.
A páprica doce é feita de pimentão em pó, mas, o que a torna doce ao invés de picante é que na primeira opção, as sementes e a pele dos frutos é removida antes de ser produzido o tempero.
E, existe ainda a páprica defumada que também se diferencia no modo de produção, já que, enquanto a páprica doce deve utilizar o pimentão desidratado pelo calor, esse processo é realizado pela fumaça quando se trata da versão defumada do condimento.
Como dissemos, essas opções diferem muito no sabor e no aroma dos alimentos, por isso, cabe a cada empresa que produz alimentos, entender qual a melhor opção para o tipo de produto que ela oferece.
Diferença entre páprica doce e colorau
Também conhecido como colorífico, esse condimento é parecido com a páprica doce, mas as semelhanças terminam aí mesmo, já que, a páprica é muito mais completa como tempero.
O colorau é usado somente como corante para alimentos sem agregar nenhum sabor aos produtos oferecidos por uma empresa que o utiliza, tendo como principal objetivo a mudança na aparência das receitas.
Mas, a páprica doce, apesar de ser muito usada para melhorar também a aparência das receitas que produzimos em nossos restaurantes, ela oferece sabor aos alimentos que ela entra em contato.
Muito mais usada em molhos, a páprica doce é a melhor opção para quem está pensando em colorir de vermelho um prato e ainda conferir um sabor incrível para o prato principal do restaurante.
Como usar a páprica doce?
Quem tem um restaurante ou uma churrascaria sabe da importância desse tempero no ambiente de trabalho, pois, sua presença é obrigatória em qualquer empresa alimentícia, já que o sabor e a cor que ela oferece para os alimentos é inigualável.
Esse condimento pode ser usado na preparação de carnes que vão para a churrasqueira, no preparo de peixes assados, nas sopas de diversos sabores e até mesmo no preparo de massas como os pães.
Em indústrias alimentícias, esse tempero é muito utilizado por fabricantes de produtos congelados como as carnes defumadas, queijos variados e até mesmo na manteiga.
Ou seja, a versatilidade da páprica doce faz com que ela seja muito útil para um empresário que atue no ramo alimentício, já que, em alguns minutos, o sabor e o aroma desse condimento torna-se uma propaganda olfativa para nossa empresa.
Benefícios e composição da páprica doce
Entre os benefícios desse alimento tão popular estão os seguintes:
- Ação antioxidante;
- Auxílio no tratamento de doenças com a diabetes;
- Rica em vitaminas e ferro.
Para se ter uma base, em apenas 100 gramas de páprica doce podemos encontrar 54 g de carboidratos e um valor energético de 400 kcal, ou seja, um tempero completo para quem pensa em oferecer produtos saborosos e benéficos para a saúde pública.
Além disso, ao usarmos a páprica doce em nosso restaurante, melhoramos muito a qualidade de nossos pratos.